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Papo Empreendedor: Do sabor ao estilo – Como proporcionar experiências que encantam os clientes

Por Ligado no Sul19/12/2024 11h30
Foto/Redação

Camila Rubensam e Theo Souza têm trajetórias distintas, mas com algo em comum: a paixão por transformar experiências em momentos únicos para seus clientes. Camila é sócia da Sorvetes Lelé e especialista em recuperação de empresas, enquanto Theo é referência na área de beleza como sócio do salão Bella Fashion, em Criciúma. Ao Papo Empreendedor, ambos compartilharam seus desafios e conquistas no universo empresarial, destacando como a gestão, inovação e cuidado com o cliente são fundamentais para o sucesso de seus negócios.

A gestão como chave para o sucesso

Camila, que migrou da carreira de gerente de banco para especialista em recuperação de empresas, explica como sua experiência moldou a gestão da Sorvetes Lelé.
“Trabalhei em dois bancos e com empresas em dificuldades financeiras. Isso me deu bagagem para implementar uma gestão diferenciada na Lelé. Tínhamos que fazer uma recuperação total, incluindo marca, marketing e finanças. Trabalhar com empresas familiares exige atenção extra para profissionalizar a gestão, sem perder o DNA da empresa.”

Outro ponto essencial para Camila é a proximidade com clientes e colaboradores. “Desde o início do reposicionamento da marca, decidimos que nunca abriríamos mão do contato olho no olho. Essa conexão direta é um pilar da Sorvetes Lelé, tanto na gestão de pessoas quanto no relacionamento com o cliente.”

Sobre os produtos, Camila revela um diferencial que a surpreendeu: “Eu tinha dificuldade em consumir sorvetes e picolés por conta da gordura. Quando provamos os produtos da Lelé, percebi que não havia essa sensação. Foi um bônus inesperado descobrir que são produtos leves, sem glúten e gordura.” O picolé de coco, segundo ela, é o carro-chefe. “Todo mundo tem uma história com o carrinho de picolés da Lelé. É emocionante trazer essa nostalgia para as redes sociais e para os novos clientes.”

Beleza como arte e propósito

Theo Souza, por sua vez, celebra 20 anos de carreira no mercado de beleza. Especialista em louros de luxo, corte com visagismo e penteados artísticos, ele ressalta a importância de entender as clientes. “O visagismo potencializa os traços que a cliente ama e suaviza os que ela prefere destacar menos. Porém, o mais importante é fazer isso de forma que ela se sinta confortável.”

Com um espaço de 155 m² e uma equipe de 17 profissionais, o Bella Fashion busca oferecer mais do que um serviço de beleza: uma experiência completa. “Nossos tratamentos incluem técnicas de alto padrão e produtos como os da Davines, que utilizam matérias-primas orgânicas da Itália. Além disso, temos espaços exclusivos para terapias capilares, onde a cliente relaxa longe do barulho típico de um salão.”

Theo também inovou ao fazer cursos com Romeu Felipe, referência mundial em coloração e visagismo. “É essencial estar atualizado com as tendências e tecnologias. Isso garante que nossas clientes tenham acesso ao que há de melhor, sem precisar ir tão longe.”

Expansão e inovação com propósito

Camila compartilha o sucesso da recente expansão da Sorvetes Lelé: “Identificamos um público muito fiel, mas percebemos que estávamos presentes em poucos pontos de venda. Com um estudo de mercado, optamos por um modelo de franquias para replicar nossa gestão e cuidado com o cliente. Até o fim do ano, teremos 10 novas lojas na região.”

Theo, por sua vez, destaca que, em um mercado competitivo, o diferencial está no cuidado com a autoestima dos clientes: “Quanto mais confiantes as pessoas se sentem, mais produtivas elas são. Nosso trabalho vai além da estética; é sobre ajudar as clientes a se sentirem bem consigo mesmas.”

A importância do atendimento personalizado

Theo destacou a diferença entre o atendimento em salões renomados em grandes centros e em salões menores que prezam pela relação pessoal. “Em grandes salões, você é só um número. Eles não sabem sua história ou como o seu cabelo realmente é. Fazem o que pedem sem considerar se você conseguirá manter o resultado em casa”, observou.

Ele também contou como transforma o salão em um espaço acolhedor e funcional, destacando o conceito de “cozinha estendida”, que oferece opções saudáveis para clientes em tratamentos longos. “Fizemos parcerias para oferecer alimentos sem glúten e sem lactose. Nosso público é de mulheres que se cuidam de dentro para fora.”

Criação e personalização de produtos

Camila explicou o funcionamento do modelo de “private label” em sua indústria de sorvetes. “Produzimos para marcas que querem testar o mercado sem arcar com custos altos. Desenvolvemos sabores exclusivos e embalamos com o logotipo do cliente. Isso permite que startups e franquias iniciem com produtos de alta qualidade.”

Ela destacou ainda a influência dos filhos no processo criativo. “Meus três filhos são meus consultores gratuitos. Eles ajudam a identificar o que funciona para o público infantil.”

Inovação no segmento

Théo trouxe à tona a crescente preocupação com a saúde capilar e como isso impacta o mercado de beleza. “Hoje, tratamos principalmente a queda de cabelo feminina, causada por fatores hormonais e produtos industrializados. Utilizamos terapias específicas e, quando necessário, encaminhamos para dermatologistas.”

Ele também comentou sobre o crescimento do segmento de unhas e sobrancelhas. “A tecnologia brasileira é referência mundial. O mercado foca em soluções de baixa manutenção para atender clientes com rotinas cada vez mais corridas.”

Para Théo, o segredo do sucesso está em trabalhar para a “plateia principal”: o cliente. “Não faça para aparecer na rede social. Faça um trabalho que você mesmo usaria. Seja transparente com o cliente sobre os riscos e manutenção do que ele quer fazer. Credibilidade vem com honestidade e responsabilidade.”

Ele enfatizou a importância de conhecimento técnico e diagnóstico. “Não é apenas fazer algo bonito; é preciso entender a história e a condição do cabelo. Isso garante resultados consistentes e saudáveis.”

Com abordagens distintas, mas com o mesmo objetivo de encantar seus públicos, Camila e Theo mostram que, seja no sabor ou no estilo, oferecer experiências únicas é o que faz a diferença.

Conheça um pouco mais sobre os entrevistados

Camila Rubensam

  • Livro que mudou sua vida? O Evangelho Segundo o Espiritismo
  • Um sonho ainda não realizado? Ir para a Disney com os meus filhos
  • Maior conquista que te enche de orgulho? A compra da Sorvetes Lelé
  • Medo que te impulsiona a melhorar? Fracasso
  • Uma decisão que você repensaria? Abandonar a faculdade com 17 anos
  • Um desejo que ainda não colocou em prática? Escrever um livro
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Rezar
  • Filme ou série que te inspira a empreender? A procura da felicidade
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Tudo tem o seu tempo
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? De que sem caridade não há salvação
  • Música pop ou rock que te dá energia? Vamo acordar – Racionais
  • O que seria seu “luxo” essencial? Tempo de qualidade com os meus filhos
  • Qualidade que você busca nos outros? Empatia
  • Causa ou valor pelo qual você luta? O fim da violência doméstica
  • Alguém ou algo que te motiva a seguir em frente? Meu marido e os meus filhos
  • Algo que você evita ou prefere manter distância? O negativismo
  • Como você se imagina daqui a 5 anos? À frente da Sorvetes Lelé e estudando para me tornar juíza
  • Se você fosse jornalista de um jornal, qual notícia você gostaria de dar ao mundo? Que a lei de medidas protetivas contra a violência domestica tenham efetividade.

Theo Souza

  • Livro que mudou sua vida? O mito do empreendedor
  • Um sonho ainda não realizado? Ter um apartamento na praia
  • Maior conquista que te enche de orgulho? O Bella Fashion e a segunda unidade que vem aí.
  • Medo que te impulsiona a melhorar? O fracasso
  • Uma decisão que você repensaria? Ter parado a faculdade na 8ª fase.
  • Um desejo que ainda não colocou em prática? Jogar
  • Filme ou série que te inspira a empreender? Senhor dos anéis
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Faz parte do processo
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? A igualdade na educação
  • Causa ou valor pelo qual você luta? Igualdade de oportunidades
  • Como você se imagina daqui a 5 anos? À frente do Bella Fashion
  • Se você fosse jornalista de um jornal, qual notícia você gostaria de dar ao mundo? Sem guerras, por favor! 

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