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DNIT de SC inicia inspeções e obras em pontes federais críticas para garantir segurança no trânsito

Por Ligado no Sul14/01/2025 10h01
Foto/DNIT

Santa Catarina enfrenta um cenário preocupante em relação à sua infraestrutura de pontes federais, com 11 delas classificadas como ruins ou críticas. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou que, embora a situação seja alarmante, não há risco iminente de colapso. O Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Andrade, detalhou a classificação das pontes e a importância das ações preventivas adotadas pela instituição.

Segundo Andrade, a norma do DNIT que classifica as pontes como “ruins” ou “críticas” envolve uma análise detalhada de cada elemento estrutural, como vigas, pilares e fundações. “Se qualquer componente da estrutura apresenta trincas ou fissuras significativas, a ponte é classificada como crítica, para garantir um monitoramento mais rigoroso. Contudo, essa classificação não indica, necessariamente, risco de colapso imediato, mas sim a necessidade de reparos e acompanhamento contínuo”, explicou o superintendente.

Para evitar tragédias, o DNIT iniciou um novo ciclo de inspeções em Santa Catarina, com foco nas pontes mais danificadas. Uma das prioridades é a ponte sobre o rio Itajaí do Sul, na BR-470, onde o andamento da restauração já ultrapassou 50%. A obra, que está em execução entre os municípios de Apiúna e Ibirama, envolve a construção de novas fundações e pilares, com o objetivo de garantir a segurança da estrutura.

Além disso, o DNIT está acompanhando de perto outras pontes em condições preocupantes. “Pontes como a do Rio do Peixe, em Blumenau, também estão no grupo das 11 estruturas críticas. Essas já foram demolidas e estão em processo de reconstrução, com previsão de liberação para o tráfego em abril de 2025”, afirmou Andrade.

Santa Catarina é referência no monitoramento de pontes federais e, segundo o DNIT, o Programa de Gerenciamento de Riscos inclui vistorias periódicas e atualizações constantes sobre o estado das estruturas. A participação da população também é fundamental nesse processo. O DNIT mantém canais de ouvidoria e redes sociais para receber alertas sobre possíveis anomalias, como vibrações excessivas ou movimentos incomuns nas pontes. Andrade ressalta que variações térmicas podem causar pequenas movimentações nas estruturas, mas qualquer anomalia notada pelos usuários deve ser comunicada imediatamente para que providências sejam tomadas.

As pontes que apresentam condições críticas estão localizadas nas principais rodovias federais de Santa Catarina, como BR-101, BR-158, BR-280, BR-470 e BR-477. Embora o DNIT não tenha especificado os quilômetros exatos de cada rodovia ou quais pontes são criticamente afetadas, o órgão reforça a importância da continuidade das intervenções e do monitoramento constante para garantir a segurança da população e a integridade da malha viária.

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