Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Governador acompanha situação das chuvas em SC: seis cidades decretam emergência

Por Ligado no Sul17/01/2025 08h30
Foto: Jonatã Rocha/Secom

O governador Jorginho Mello esteve na sede da Defesa Civil de Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, para monitorar os impactos das chuvas no estado. Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, seis cidades decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis. Até a noite dessa quinta-feira, 180 pessoas estão desalojadas, sendo 100 em Camboriú, 50 em Itapema e 30 em Porto Belo.

“Estamos trabalhando para cuidar das pessoas, prestando socorro e agindo em conjunto com os prefeitos. Nossa prioridade é proteger vidas”, afirmou o governador. Ele também alertou sobre o risco de deslizamentos devido ao solo encharcado e pediu que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil.

Situação nas regiões afetadas

Na Grande Florianópolis, os alagamentos afetaram diversas áreas, incluindo bairros da Ilha e cidades vizinhas como Tijucas e Governador Celso Ramos, que teve 16 bairros comprometidos. Em Camboriú, dois abrigos foram montados para acolher os desalojados, enquanto Porto Belo e Itapema removem moradores de áreas de risco. Em Itapema, três pontes foram danificadas.

Previsão e ações

A Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas e possíveis temporais isolados, com riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Equipes estão mobilizadas para oferecer suporte aos municípios e auxiliar na recuperação das áreas atingidas.

“Estamos preparados para agir rapidamente e garantir a segurança da população”, declarou Fabiano de Souza.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já atendeu mais de 234 ocorrências e enviou viaturas auto-tanque para reforçar os trabalhos em cidades como Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú.

“Com a redução das chuvas, daremos início às ações de limpeza e reestabelecimento de serviços essenciais”, afirmou o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior.

O governo estadual reforça o pedido para que a população siga as orientações das autoridades e priorize a segurança.

Números e Ocorrências

Até as 23h, dessa quinta-feira Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam 234 ocorrências em 23 municípios, empregando 160 bombeiros, 58 viaturas e 34 embarcações. As ações beneficiaram 437 pessoas. Resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares e desobstrução de vias, além de casos de deslizamentos, inundações e enxurradas foram realizados.

Principais atendimentos 

  • Itapema: 29 idosos ficaram isolados em uma clínica e precisaram de ajuda. Uma ambulância com um paciente grave também ficou ilhada, sendo resgatada pelas equipes do CBMSC.
  • Camboriú: Uma gestante foi resgatada enquanto estava ilhada sobre o teto de um carro. Ela foi encaminhada ao hospital, e o parto foi concluído com sucesso.
  • Tijucas: Duas pessoas debilitadas, uma delas cadeirante, foram retiradas de uma área alagada.
  • Governador Celso Ramos: O quartel da cidade sofreu danos, e bombeiros de municípios vizinhos reforçaram o atendimento. Em uma ação conjunta do CBMSC e SAMU, o parto de uma gestante de 23 anos foi realizado com sucesso, garantindo a segurança da mãe e do bebê.
0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS