Morro da Fumaça intensifica ações contra a Dengue
Alertar, orientar e vistoriar nunca é demais quando se trata da Dengue. A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Sanitária, está intensificando os trabalhos de vistorias e conscientização sobre a prevenção da Dengue.
Através de uma força tarefa com a atuação conjunta, as agentes de endemias, juntamente com as agentes comunitárias de saúde, estão vistoriando residências, orientando e promovendo a averiguação dos locais suspeitos, bem como terrenos baldios e estabelecimentos comerciais.
Atualmente, a cidade conta com 16 pontos estratégicos e 77 armadilhas instaladas. O monitoramento é realizado semanalmente. “Temos pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e ferros velhos que requerem uma atenção especial por colaborarem no surgimento de água parada e, consequentemente, na proliferação de mosquitos”, esclarece a agente de Endemias, Rute Laurentino Martinez.
Embora a população já saiba dos cuidados, muitos casos da doença foram registrados em Santa Catarina em 2024, com mais de 340 mil casos prováveis da doença, sendo que 340 pessoas foram a óbito. “O Governo Municipal realiza durante o ano todo campanhas de conscientização, vistorias e trabalhos importantes de combate à doença, mas conta com a colaboração da população para ajudar no combate ao mosquito”, relata a secretária de saúde, Lucelane Antunes.
O calor e as chuvas costumeiras de verão, são propícias para proliferação dos mosquitos, por isso é importante vedar os reservatórios e caixas d’água, remover recipientes que acumulam água como pneus e pratos de plantas e tomar medidas preventivas cabíveis.
Sintomas da Dengue:
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da Dengue geralmente surgem entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves. Os sinais mais comuns incluem:
- Febre alta de início abrupto;
- Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos.
- Dores musculares e nas articulações
- Diarreia
- Náuseas e vômitos
- Dor nas costas
- Manchas vermelhas na pele (exantema).
- Conjuntivite (olhos vermelhos)
É importante que a população busque atendimento médico em caso de suspeita da doença.