Dia Mundial de Combate ao Câncer acende o alerta para o diagnóstico precoce
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em todo o mundo no dia 4 de fevereiro e a campanha tem como principal foco a prevenção e atenção às necessidades e direitos dos pacientes. Em se tratando do câncer infanto-juvenil, é válido ressaltar a importância do diagnóstico precoce, principalmente com atenção voltada aos sinais e sintomas.
A data também serve para conscientizar a população quanto a questões atuais sobre a doença e alertar para hábitos saudáveis. O diagnóstico precoce é um dos maiores aliados na luta contra o câncer. Com exames regulares e atenção a sinais e sintomas, muitas formas de câncer podem ser identificadas em estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. A conscientização sobre os sinais e sintomas da doença pode salvar vidas.
“Criamos o programa Diagnóstico Precoce, que envolve toda a população em geral, para mudar o olhar em relação ao câncer infanto-juvenil. O câncer em crianças e adolescentes pode chegar a cura, temos muitos casos que provam isso. O diagnóstico precoce proporciona, além da cura, a qualidade de vida. Muitas vezes por falta de informação dos pais ou medo, alguns entraves e outros fatores acabam tardando o diagnóstico”, pontua o presidente da Casa Guido, Rogério Campos.
Atualmente, a Casa Guido conta com uma equipe multiprofissional, que oferece suporte aos pacientes e familiares, além do apoio de voluntários que se dedicam a ajudar na causa, movidos por amor. “A continuidade dessa missão depende de todos nós. Cada gesto, cada contribuição, por menor que pareça, é um passo a mais na luta por um futuro mais saudável e cheio de oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, declara Rogério.
“Uma casa fora de casa”
A Casa Guido oferece a estrutura que remonta uma casa convencional: quartos acolhedores e climatizados para aqueles que precisam passar a noite – visto que há muitos pacientes que vêm de outros municípios para atendimento em Criciúma – refeitório e cozinha equipada. Além disso, viabiliza todo o suporte em atendimentos de assistência social, pedagógica, psicológica e jurídica; encaminhamento para consulta com médicos especialistas e exames médicos; custeio de medicamentos rotineiros e de alto custo, além de custeio de cirurgias, procedimentos médicos, próteses e órteses quando não contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentro da instituição também há uma brinquedoteca, onde são realizadas atividades lúdicas e as crianças podem ter um tempo para se distrair. Também são oferecidas refeições ao longo do dia e serviço de lavanderia. A diretoria, funcionários e voluntários se unem para criar um ambiente de cura verdadeira.
Saiba como ajudar
A Casa Guido é mantida por meio de doações, sejam elas por meio de Pix ou carnê mensal (podendo ser pago por boleto via email e Whatsapp). Cada contribuição, seja ela individual ou recorrente, faz grande diferença no tratamento oncológico das crianças e adolescentes e em todo o ecossistema familiar ao longo desse período no qual muitas são as demandas e as atenções precisam se voltar ao bem-estar do paciente.
No instagram @casaguido é possível acessar o link na bio ‘Seja um doador’ ou também pelo site guido.org.br para colaborar. A chave Pix para doações é 12.927.890/0001-60. Em caso de dúvidas, a Casa atende pelo WhatsApp (48) 3045-6211.