Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Celesc alerta para aumento de 13,7% no consumo de energia em SC no verão e dá dicas de economia

Por Ligado no Sul13/02/2025 11h30
Foto/Banco de imagens – Freepik.com

O consumo de energia elétrica em Santa Catarina aumentou 13,7% no verão de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pela maior utilização de aparelhos de climatização, especialmente os de ar-condicionado, que se tornaram mais acessíveis nos últimos anos. A elevação das temperaturas em todo o estado contribui para esse cenário, gerando um pico de demanda de eletricidade entre 18h30 e 21h30, horário de maior uso dos aparelhos de ar-condicionado e chuveiros elétricos.

Manuela Luz Cardoso, gerente de eficiência energética da Celesc, explicou que a companhia tem observado um crescimento no uso do ar-condicionado: “A gente tem observado nos últimos anos que as pessoas estão usando cada vez mais ar condicionado. Ficou mais acessível para todos terem em casa. Agora, com essas altas temperaturas que temos registrado, o consumo tem crescido”. Ela destacou que, embora a Celesc trabalhe para atender esse aumento de demanda, o foco da companhia também está na eficiência energética e na conscientização dos consumidores sobre como reduzir o consumo de energia.

Uma das principais orientações da Celesc para diminuir o gasto com energia é ajustar a temperatura do ar-condicionado para 23°C, um nível confortável e que consome menos energia. “Mantenha o ar condicionado limpo, e aqueles modelos que precisam trocar os filtros, que os filtros sejam trocados, porque se ele está limpo, ele opera de maneira mais eficiente”, orienta Manuela.

Além disso, a especialista sugere que, na hora da compra ou troca de aparelhos de ar-condicionado, os consumidores devem optar por modelos com a tecnologia inverter, como os modelos Split, que são mais eficientes energeticamente. “Mesmo que esses modelos sejam um pouco mais caros, no futuro eles se pagam, e sempre procure por equipamentos com o selo Procel, que é a garantia de eficiência no mercado”, afirmou.

Outras dicas da Celesc incluem cuidados com a geladeira e a máquina de lavar. É importante verificar se a geladeira está fechando corretamente e se a borracha de vedação precisa ser trocada. Também se recomenda evitar abrir a geladeira com frequência e guardar alimentos apenas depois de esfriados. Em relação à máquina de lavar, a gerente de eficiência energética da Celesc sugere acumular roupas para utilizar o aparelho de forma mais eficiente, em ciclos completos.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a onda de calor, com temperaturas que podem chegar até 40°C em algumas regiões, deve continuar até sexta-feira, intensificando ainda mais a demanda por energia elétrica no estado. A Celesc, por meio de suas orientações, busca minimizar os impactos no consumo e garantir a qualidade do fornecimento de energia para os catarinenses.

 

*Com informações ACAERT

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS