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Celesc pretende ampliar rede de recarga para veículos elétricos em SC, e IGR Encantos do Sul apoia e participa da iniciativa

Parceria com empresas e municípios busca ampliar infraestrutura sustentável no estado

Por Ligado no Sul18/02/2025 11h00
Foto/Celesc

A Celesc deu um passo importante para a mobilidade sustentável em Santa Catarina com o lançamento da chamada pública para selecionar locais interessados em receber novas estações de recarga de veículos elétricos e híbridos. A iniciativa faz parte do Projeto Corredor Elétrico Catarinense, que visa instalar eletropostos em 100 municípios ao longo de 2025.

Diante deste importante projeto de desenvolvimento turístico do estado, a Instância de Governança Regional -IGR Encantos do Sul está atuando na divulgação da chamada pública junto aos gestores municipais e empresários do setor no sul catarinense, reforçando a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.
A proposta prioriza a instalação em áreas estratégicas, como rodovias e pontos turísticos, das estações de recarga de veículos elétricos e híbridos, garantindo infraestrutura acessível e segura para os usuários. Os interessados podem se inscrever até 14 de março pelo link https://bit.ly/4aww8UK.

Para o diretor administrativo e financeiro da IGR Encantos do Sul, Jefferson Beltrame Lemos, o Projeto Corredor Elétrico Catarinense representa um avanço significativo para a mobilidade sustentável e o turismo na região sul de Santa Catarina. A ampliação da infraestrutura de recarga para veículos elétricos não só facilita a circulação de turistas e moradores, mas também fortalece o posicionamento da região sul como um destino inovador e sustentável. “ A IGR Encantos do Sul está empenhada em mobilizar os municípios e o trade turístico para que possamos identificar locais estratégicos para a instalação dos eletropostos, garantindo que essa iniciativa contribua diretamente para o desenvolvimento econômico e ambiental do nosso território”, destaca o diretor administrativo e financeiro da IGR Encantos do Sul, Jefferson Beltrame Lemos.

A Celesc será responsável por todos os custos de implantação e manutenção das estações, sem necessidade de investimento por parte dos parceiros.

Dados do site da Celesc

“A Celesc é pioneira e grande incentivadora da mobilidade elétrica. Nos últimos dois anos focamos na instalação de novas unidades dos nossos eletropostos e também no desenvolvimento de um modelo de negócio para viabilizar a manutenção desta rede. A iniciativa consolida Santa Catarina como um dos maiores incentivadores da mobilidade elétrica no país, com uma malha viária preparada para circulação de veículos elétricos e híbridos”, comemora o presidente da Companhia, Tarcísio Rosa.

Agora, a prioridade da Empresa é a busca por locais com grande fluxo de pessoas, de fácil acesso aos condutores e/ou próximo às principais rodovias do Estado (BR-101, BR 282, BR-116, BR-470, entre outras. “A ideia inicial é buscar parceiros com espaços que tenham uma infraestrutura de apoio, de modo a trazer segurança e conforto ao usuário como conveniências, lojas, supermercados, vigilância etc.”, conta o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Elói Hoffelder.

O modelo do negócio prevê a cobrança de uma tarifa pelo uso do eletroposto, de modo a cobrir os custos com aquisição de energia, operação, aplicativo de recarga e manutenção com a finalidade de garantir a qualidade no atendimento e satisfação do cliente. Atualmente, este valor é de R$2,49/kWh nas estações rápidas e de R$2,19/kWh nas estações semi rápidas. Já os custos relacionados à implantação das unidades são de responsabilidade da Celesc, o que elimina a necessidade de investimento por parte dos selecionados.

Iniciativa pioneira teve início como Projeto de P&D

Pioneiro no segmento, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Celesc/ANEEL, o projeto teve início em 2015 e hoje abrange 1.500 quilômetros de vias que ligam Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Atualmente, são 35 eletropostos instalados, mediante investimento de R$ 14 milhões. Neste período, a iniciativa forneceu 1 milhão de kWh de energia e evitou a emissão de 794t de CO2.

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