Deputado Pedro Uczai assume coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense e destaca desafios para Santa Catarina

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta segunda-feira, 24, o Deputado Federal pelo PT, Pedro Uczai, falou sobre sua nomeação como novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. A função, essencial para a articulação de projetos e investimentos federais em Santa Catarina, foi assumida por Uczai na semana passada, sucedendo o Deputado Valdir Cobalchini (MDB). O parlamentar ficará no cargo por um ano.
“É uma honra ser reconhecido por aclamação”
Ao ser questionado sobre como recebeu a missão de coordenar o Fórum, Uczai não escondeu o entusiasmo: “É uma honra ser reconhecido por aclamação por todos os dezesseis deputados federais e os três senadores de forma suprapartidária. A união da bancada para defender os interesses de Santa Catarina é fundamental. Estarei coordenando com muito orgulho, energia e vontade. Nossa tarefa é defender o estado tanto no Congresso Nacional quanto na relação com os ministérios, para buscar recursos, obras e serviços para a população catarinense”, afirmou.
Uczai detalhou o papel estratégico do Fórum e a importância de sua atuação em situações emergenciais. “Quando há problemas, como as enchentes, a bancada está junto com o governo buscando respostas e recursos imediatos. Em temas de infraestrutura, como nas BRs, também estamos presentes. Atualmente, o processo de otimização dos contratos das BRs 101 e 116 visa renovar as concessões com novos investimentos, algo essencial para o crescimento do estado. Além disso, temos acompanhado o tema do Morro dos Cavalos e da transição energética no sul catarinense”, destacou o deputado.
A conclusão da BR-285, no extremo sul do estado, e as demandas relacionadas aos hospitais regionais também foram abordadas: “Conseguimos conquistar três novos campos dos institutos federais, mas nossa luta continua. Queremos que Orleans e outras regiões do estado também sejam contempladas com escolas técnicas federais, que são fundamentais para a transformação da juventude”, afirmou.
“A bancada vai estar atenta aos diferentes setores da sociedade”
No campo ambiental e social, Uczai ressaltou que o Fórum também desempenha um papel importante em conciliar interesses. “A bancada está atenta a todos os setores da sociedade, seja o empresarial, o agrícola ou o social. Buscamos conciliar diferentes interesses e buscar soluções que atendam às necessidades de Santa Catarina”, afirmou.
Ele mencionou ainda a questão ambiental relacionada à preservação da baleia franca, destacando a necessidade de conciliação entre as demandas dos moradores do litoral e a preservação ambiental. “Temos que buscar o equilíbrio e uma mediação entre as diversas partes envolvidas”, completou.
Sobre a tensão política entre o governador do estado e o presidente da república, o deputado foi claro em sua análise: “Não podemos fazer disputa política o tempo todo, pois quem perde é o estado de Santa Catarina. Como coordenador do Fórum, meu papel é trabalhar para diminuir essa tensão, mantendo uma relação republicana e suprapartidária, sempre defendendo os interesses de Santa Catarina e do povo catarinense”, explicou.
A atuação institucional do Fórum: foco em projetos e recursos
Uczai enfatizou que o objetivo do Fórum é trabalhar em uma agenda comum, sem divisões políticas. “A pauta do Fórum é aquilo que nos une, defendendo os interesses de Santa Catarina e do povo catarinense. A atuação institucional é essencial para que possamos avançar em questões que afetam o estado de forma concreta”, concluiu.
Confira entrevista completa