Governo de Morro da Fumaça adere ao projeto socioambiental Caixa Solidária
Município é o primeiro da região Sul e o segundo do Estado a aderir ao projeto em 2025

A Administração Municipal de Morro da Fumaça firmou parceria nesta quarta-feira, 26 de março, com o Projeto Caixa Solidária. O objetivo da ação é dar o destino correto para roupas, calçados, bolsas, acessórios de tecido e artigos de cama, mesa e banho. Com a formalização da parceria, Morro da Fumaça se tornou o primeiro município da região Sul e o segundo do Estado a aderir ao projeto em 2025.
A primeira caixa coletora foi instalada na praça do Paço Municipal Auzílio Frasson, devidamente sinalizada. Os itens doados em bom estado serão destinados para entidades e projetos sociais do município e da região e os que não estiverem em estado de reutilização vão para o descarte correto. “A Administração Municipal tem adotado uma política de governança focada no social e no ambiental e a Caixa Solidária vem ao encontro da nossa visão em promover esses dois pilares, sustentabilidade e a responsabilidade social. Vamos ajudar quem precisa e dar o encaminhamento correto para os demais itens”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
Em três meses já será possível mensurar a arrecadação do município e os dados de pessoas beneficiadas e famílias atendidas com as doações, peças de roupas reutilizadas e roupas recicladas, além de indicadores ambientais específicos como CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser emitido e litros de água economizados.
“Este projeto é uma parceria importante para o município, por unir a solidariedade, com as doações de roupas, e também a questão ambiental dando o destino certo para os artigos que não são mais utilizados. Por isso convidamos os fumacenses e cidadãos de toda a região a fazerem sua doação”, destacou o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin. Uma segunda caixa de doações, a ser entregue nos próximos dias, será instalada em local ainda a ser definido.
Além de contribuir na destinação solidária doando os itens para as pessoas que necessitam, o projeto também contribui para com a economia circular e para um meio ambiente mais equilibrado dando o descarte correto aos artigos de tecido que não são mais aproveitáveis. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e cuidar do planeta, promovendo a coleta seletiva de têxteis pós-consumo e dando o destino ao que for arrecadado. Por isso, celebramos essa parceria com o Poder Público de Morro da Fumaça, que também é um reconhecimento ao nosso propósito de promover a solidariedade, a sustentabilidade, a conscientização ambiental e colaboração”, explica Paulo Vargas, presidente da Rede Caixa Solidária Brasil.
A coordenadora de Assistência Social de Morro da Fumaça, Saionara Freitas, também celebrou a parceria, que irá facilitar o recolhimento e destinação das doações a quem mais precisa. “Vamos ter mais uma ferramenta de ação social, que irá fazer a seleção e destinação dos itens quando houver necessidade. Além disso, poderemos beneficiar entidades de Morro da Fumaça e também da região”. Para ser beneficiado com as doações a serem arrecadadas na Caixa Solidária, as organizações devem se cadastrar junto à Assistência Social do município.
O projeto, que existe há 15 anos, já proporcionou a destinação de 5,7 milhões de itens doados nas caixas coletoras, beneficiando cerca de 300 mil pessoas e reciclou 865 toneladas de roupas.