Bicentenário da Independência e 100 anos de rádio
O país comemora hoje o bicentenário da Independência e um século da chegada do rádio, uma das plataformas de comunicação mais consumidas pelos brasileiros.
Em todo o país, hoje, 7 de setembro, Desfiles Cívicos e atos marcam a comemoração aos 200 anos de um dos acontecimentos mais importantes para a história do Brasil. O episódio marca a quebra do domínio Português sobre a nação, principalmente nas relações econômica e política.
Mas, você sabia que hoje também é o comemorado o centenário da chegada do rádio no Brasil?
O veículo foi inaugurado oficialmente em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência, com a transmissão da fala do presidente Epitácio Pessoa na abertura da radiotelefonia brasileira.
Desde então, se consolidou como um dos mais importantes meios de comunicação da atualidade. Com o surgimento da televisão e o advento da internet, muitos acreditaram que o rádio seria extinto. No entanto, ele se adaptou às mudanças e continua sendo uma das plataformas mais consumidas pelos brasileiros.
Conforme o relatório da Kantar IBOPE Media de 2021, o consumo de rádio aumentou 186% nos últimos dois anos, com destaque para a Região Sul. Cerca de 85% das pessoas declararam que se informam e se divertem através da plataforma diariamente. Esse cenário continua forte devido a sua capacidade de se reinventar de acordo com as novas tecnologias.
Passados 100 anos, o rádio continua sendo hoje, o veículo de maior alcance em todo o território brasileiro, atingindo as regiões mais remotas do país e as mais diferentes classes sociais.