Seis referências para inovar o seu modelo de negócios. Por Vanilsa Silvano
Olá, leitor.
Sou Vanilsa Silvano e estarei com você a partir de hoje falando sobre Negócios & Carreira.
Inicio falando que você precisa ter clareza sobre o que é o seu negócio, respondendo às seguintes perguntas: Que produto ou serviço vamos oferecer ao mercado? Quais necessidades atenderemos? Quem é nosso público-alvo? Quais serão os canais de venda?
Depois de saber o que realmente você quer desenvolver, é hora de pesquisar o mercado, identificar o perfil consumidor, conhecer os critérios de inovação e diferenciação.
Confira essas seis referências que podem servir de inspiração para inovar o seu modelo de negócio:
1: Identifique possibilidades de criar um modelo de negócio, que possa agregar diferentes formas de arrecadar receita, a exemplo destes:
Assinatura: cobrada mensalmente para o usuário usufruir de determinado serviço exemplos- Netflix / Spotify / Clubes de Vinhos / Dollar Shave Club
Aluguel: você aluga um espaço, um imóvel ou quem sabe um espaço virtual, temos exemplos como – Airbnb (para ativos imobiliários), hosts como Google, Microsoft, Amazon (para ativos digitais).
Anúncios: onde você cria um espaço para promover outros serviços e produtos, grandes empresas utilizam-se basicamente dessa forma e gerar receita – Google, Facebook, Amazon.
2: Ampliar sua rede de relacionamento, por meio de parcerias, Franchising e até mesmo o reaproveitamento, com foco na sustentabilidade. Para que a sua marca venha ser conhecida em diversos lugares, facilitando o acesso ao seu público alvo.
3: Inovar seus processos internos, a fim de conseguir melhores resultados, utilizando Crowdsourcing, IP, sistema logístico, produção sob demanda, automação, analíticos preditivos, eficiência, design estratégico, padronização de processos.
4: Investir na diferenciação (exclusividade), oferecendo soluções inovadoras, onde mais do que vender um produto ou serviço, a atenção esteja em satisfazer a necessidade do seu cliente. Podendo ir além, agregando soluções complementares, a exemplo da Amazon que começou vendendo livros e foi incrementando as categorias, até se tornar a maior revendedora de produtos do planeta.
5: Criar canais de comunicação que alcance seu público-alvo, com facilidade de acesso a compras e segurança de entrega, garantindo a satisfação do cliente com a melhor experiência de compra.
6: Estabelecer meios de fidelidade junto aos clientes. Podendo diferenciar por critérios e segmentos onde em algum deles o seu cliente possa se encaixar. A exemplo das assinaturas de Streaming que os valores variam dependendo da forma de resolução, resolução normal, alta definição, ultra HD, quantidade de pontos, e conteúdo disponível.
A inovação vem sendo o diferencial, capaz de promover a melhor experiência de compra, sendo este o maior fator de fidelização, bem como a recomendação de qualquer produto ou serviço.
Espero que essas referências o tenham inspirado para a melhoria do seu modelo de negócios.
Inovar é preciso, pense nisso!!!!
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