São Ludgero ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite
A menos de 10 dias do final da Campanha, a cidade já vacinou 104% do público alvo.
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite termina na próxima sexta-feira, dia 30, e de acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina algumas cidades sequer atingiram a marca de 50% de crianças imunizadas. Em São Ludgero foi diferente. Das 770 crianças com faixa etária entre zero e 4 anos, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, 803 já foram vacinadas.
A campanha de vacinação foi iniciada dia 8 de agosto com término do dia 9 de setembro, porém com o baixo índice de procura dos pais pela vacina, o Ministério da Saúde prorrogou até dia 30 de setembro.
O sucesso da vacinação na cidade foi resultado de um trabalho incessante da secretaria de saúde e equipe de vacinação.
A equipe de vacinação fez um levantamento e entrou em contato com os pais ou responsáveis das crianças ainda não vacinadas, para que tomassem ciência da importância da vacinação.
A responsável pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Wernke, lembra que a vacina é o meio mais eficiente para prevenção de doenças.
A Secretária de Saúde, Morgana da Silva Rech parabeniza a todos os pais e responsáveis por terem levado as crianças para receberem a vacina e também a equipe da Sala de Vacinas por todo trabalho, empenho e dedicação. “Todos os envolvidos, direta e indiretamente, estão de parabéns”.
A vacina contra a poliomielite protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como “paralisia infantil”, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso, levar à paralisia de membros e alterações motoras e em casos graves até a morte.