Criciúma: Último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Criciúma
Vacina contra a Covid-19 também serão aplicadas. Quase 75% das crianças foram vacinadas na cidade.
O último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação acontece hoje, dia 1º, Das 9h às 16h, os pais ou responsáveis poderão levar seus filhos até o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma, para serem imunizados contra a poliomielite ou outras vacinas do calendário vacinal.
Desde o início da Campanha Nacional, a Secretaria de Saúde vem realizando ações para mobilizar a população, que ocorreram nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município e nos três parques da cidade. A meta é atingir 95% do público-alvo, que são crianças de até cinco anos de idade.
Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, até o momento foram aplicadas 8.229 doses contra a Poliomielite e de Multivacinação, o que representa 74,8% do público. Somente no último sábado, foram vacinadas 130 crianças, sendo que dessas, 47 receberam doses contra a poliomielite. “Podemos aumentar ainda mais esse número neste sábado, que será a última chance para receber o imunizante. Em Criciúma, 11.001 crianças podem e devem tomar a vacina, mas ainda faltam 2.222 para que possamos atingir a meta de 95%”, afirmou.
“É importante que os pais levem os filhos nesse último dia de mobilização. O imunizante contra a pólio é de extrema importância nos primeiros anos de vida, para evitar a paralisia infantil. Realizamos as ações durante os sábados para ajuda os responsáveis que não conseguem levar a criança durante a semana em uma Unidade Básica de Saúde”, ressaltou o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.
O esquema vacinal da poliomielite é composto por cinco doses. Até um ano de idade a criança recebe três doses, e dos 15 meses aos quatro aos ela recebe mais duas doses de reforço, a gotinha. Já na multivacinação, a caderneta é atualizada e inclui doses da Covid-19 e outras vacinas de rotina. No dia da vacinação, o menor de idade precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis e portando caderneta de vacinação