Projeto Procurando Felícia: Uma viagem de conhecimento sobre a Baleia Franca é campeão regional da Feira de Ciências
Alunos da Escola de Educação Básica São Ludgero precisam de doações para participar da etapa estadual.
Na manhã de hoje, a Rádio Guarujá recebeu as alunas da turma 1301 do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica São Ludgero.
As alunas Maria Eduarda Martins Bastides, Bárbara Miguel Ouriques, Sofhia Debiasi e Ana Carolina Blasius, junto com todos os alunos da turma 1301, são responsáveis pelo projeto PROCURANDO FELÍCIA: UMA VIAGEM DE CONHECIMENTO SOBRE A BALEIA FRANCA, apresentado durante a feira de ciências, que este ano teve como tema “Água: Essência da vida em todas as suas múltiplas formas”.
A Baleia Franca é um mamífero marinho que quase foi extinto por sua caça predatória em busca do óleo de baleia usado para fornecer combustível para iluminação, lubrificante, sabão e até margarina. Com mais de 17 metros de comprimento, é uma das espécies mais vistas no litoral catarinense.
Anualmente, as baleias francas migram das águas geladas onde vivem e chegam ao nosso litoral. No período reprodutivo das Baleias Francas, entre os meses de julho a novembro, é comum avistá-las no nosso litoral.
“Um dos nossos objetivos é levar o conhecimento dessa espécie e da importância da preservação para outras pessoas”, afirmou Sofhia.
A turma adotou de forma simbólica, por meio do Instituto Australis de Imbituba, uma Baleia Franca chamada Felícia, que sofreu um acidente com uma hélice de embarcação.
Os alunos fizeram uma réplica de 1,5 metros da baleia franca e também um coração em tamanho real deste animal. Utilizaram a realidade virtual, áudios com o som que as baleiras francas reproduzem e um holograma para aproximar os visitantes deste mamífero.
A turma 1301 foi campeã da Feira de Ciências etapa escolar e regional, e agora precisa arrecadar R$ 11 mil para levar os alunos e o projeto até Joinville, sede da etapa estadual de Feira de Ciências e Tecnologia que será realizada entre os dias 8 e 11 de novembro.
Para isso, a turma criou uma vaquinha on-line e disponibiliza a chave PIX para quem quiser contribuir.
Link da Vakinha e PIX e-mail: [email protected]
Mais informações através do instagram @baleiafranca_1301
Confira entrevista completa no link do facebook aqui.