Eleições 2022: Veja como foi o debate entre Bolsonaro e Lula
Primeiro de quatro debates previstos entre os candidatos à presidência aconteceu neste domingo, dia 16
Na noite deste domingo, 16, o presidente e candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro e o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva, se enfrentaram no primeiro debate na corrida pelo segundo turno.
Transmitido pela Band junto a outros veículos de comunicação, os candidatos pouco debateram e trocaram ofensas durante quase duas horas.
Entre os principais temas discutidos pelos presidenciáveis estão pandemia, fake news, economia e benefícios sociais.
Em alguns momentos, Lula não administrou bem o tempo que poderia usar para responder e questionar o adversário dele. No terceiro bloco, por exemplo, Lula esgotou o tempo, enquanto Bolsonaro, que tenta a reeleição, ainda tinha mais de cinco minutos para falar.
O primeiro bloco do debate entre os presidenciáveis foi tomado pelas discussões sobre a pandemia. De um lado, Lula responsabilizou Bolsonaro por mais de 400 mil mortes de brasileiros. Bolsonaro também acusou o PT e políticos do Nordeste de corrupção na pandemia.
Sobre benefícios sociais, Bolsonaro iniciou o debate dizendo que o Auxílio Brasil será mantido de “forma vitalícia”, caso ele seja reeleito e que o PT era contra o benefício. Lula respondeu dizendo que o PT havia feito proposta de Auxílio maior antes da determinação dos 600 reais. “O presidente só propunha 200 reais”, disse o petista.
O ex-presidente citou feitos do seu governo: “Fizemos a maior política social que esse país já teve, geramos 22 mi de empregos” e cita criação de universidades. E questionou Bolsonaro sobre quantas universidades ele fez em seu governo. Bolsonaro disse que “não tinha cabimento abrir universidade para ficar fechada (na pandemia)” e disse que deu anistia a dívidas do Fies.
Perguntados sobre fake news, Bolsonaro aproveitou a pergunta de um jornalista para tocar no tema e chamar a campanha de Lula de mentirosa.”O seu programa, influenciado por Gleisi Hoffmann, me acusou de pedofilia, tentando me atingir naquilo que tenho mais de sagrado: a defesa da família brasileira, defesa das crianças”, afirmou Bolsonaro.
Lula, por outro lado, diz que o adversário dele tem 36 processos por fake news. “A imprensa publica fartamente que pelo menos seis ou sete mentiras por dia são contadas . Brinca-se de contar mentira, afirmou o petista.
Outro tema muito debatido entre Bolsonaro e Lula foi o meio ambiente, principalmente o desmatamento na Amazônia, onde Lula afirmou que o Brasil era reconhecido como um país que preservava o meio ambiente e que o governo de Jair Bolsonaro, desmatou incessantemente a Amazônia.
Já Bolsonaro, pediu a todos que dessem um “Google” e pesquisasse o desmatamento no governo Lula e no governo Bolsonaro. Disse ainda que a intenção do candidato petista é dar parte da riqueza da Floresta Amazônica a outros países.
O candidato à reeleição disse ainda que Lula não executou políticas para proteger a floresta durante os anos em que ele e Dilma Rousseff foram presidentes do país.
Quando o assunto foi corrupção, Lula disse que houve corrupção no governo Bolsonaro durante a compra de vacinas, algo que foi investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Bolsonaro disse que Lula mentiu e disse que “não teve corrupção porque não teve vacina no Brasil”. E retrucou dizendo que o PT se envolveu em corrupção durante a pandemia.
A pauta econômica foi deixada de lado, o ex-presidente Lula ficou calado ao ser indagado por Bolsonaro sobre quem será o ministro da Fazenda do seu governo, caso eleito.
Nas considerações finais Bolsonaro começou dizendo que quer liberdade, sem discussão de gênero, sem drogas, sem aborto, com respeito a propriedade privada, ao homem do campo e direito a legítima defesa pessoal. Por sua vez, Lula começou afirmando que seu adversário é contraditório quando fala em liberdade e atua de forma contrária a ela, finalizando que vai voltar a cuidar do povo brasileiro, prometendo “cerveja e churrasquinho”.