Exposição Fotográfica “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos” destaca cultura e tradição afro-brasileira em Tubarão
Exposição fotográfica ficará aberta ao público ate ó dia 29 de abril
Uma celebração artística e cultural toma forma em Tubarão com a exposição fotográfica “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos”, que será inaugurada no Museu Willy Zumblick dia 23 de abril, às 19h30, e permanecerá aberta até 29 de abril. Idealizada pela jornalista Emanuela da Silva e com imagens captadas pelo fotógrafo Christian Parente, a mostra tem como objetivo não só homenagear o orixá Ogum, associado ao progresso e à ferrovia, mas também promover a valorização da cultura afro-brasileira presente na identidade do povo brasileiro.
“A falta de iniciativas para celebrar a Lei 4608/2016, que instituiu o dia 23 de Abril como o dia dos cultos aos Orixás, me inspirou a criar esse evento. É uma oportunidade de conscientização sobre a tolerância religiosa e a valorização da cultura afro-brasileira, tão presente em nossa identidade”, relata Emanuela, idealizadora do projeto.
A exposição vai além das fotografias, abrangendo uma programação diversificada que inclui atividades educativas e culturais. A abertura oficial contará com cerimonial e uma roda de capoeira, trazendo a energia e a tradição da cultura afro-brasileira para o evento.
“Estamos oferecendo uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a cultura afro-brasileira e também para valorizar o artesanato local, que foi confeccionado especialmente para esta exposição”, acrescenta Emanuela.
Durante os dias seguintes, a programação continua com workshops sobre o poder de cura das ervas, a arte da amarração de turbantes e a ancestralidade africana. Espetáculos teatrais, como “Sementes” apresentado pelo Grupo Encantados Contadores de Histórias, também fazem parte das atividades previstas.
“Queremos que os visitantes tenham uma experiência completa, que vai além das imagens. Queremos proporcionar momentos de reflexão e aprendizado”, destaca Emanuela.
Para enriquecer ainda mais a experiência, o evento contará com degustação de quitutes da culinária afro-brasileira e momentos de reflexão, como uma roda de conversa com o fotógrafo Christian Parente e a equipe envolvida no projeto, onde serão discutidos os desafios e aprendizados durante a realização da exposição.
“A exposição ‘Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos’ representa não apenas uma oportunidade de apreciar belas imagens, mas também uma iniciativa importante para promover a conscientização sobre a tolerância religiosa e a valorização da diversidade cultural presente em Tubarão e em todo o país”, conclui Emanuela.
Confira a programação
23 de abril
* 19h30 – Cerimonial
* Roda de Capoeira com o grupo Capoeira de Valor Mestre Frank
* Apresentação musical de pontos com integrantes da Tenda Espírita Cavaleiros de São Jorge
* Visitação do público as obras
* Música
* Degustação de quitutes da culinária Afro-Brasileira
24 de abril
* 14h – Visitação dos estudantes Emeb Faustina da Luz Patrício
* 14h30 – Apresentação dos alunos do conto africano o Coração do Baobá.
* 19h30 – Workshop Ervas que curam o corpo e a alma com a Mãe Sandra de Iansã da Santos & Encantos e o massoterapeuta Jean C.H Carrara.
25 de abril
* 14h30 – Workshop sobre Ancestralidade e a amarração de turbantes com a Mãe Marília de Iemanjá.
* 19h30 – Espetáculo – “Sementes” – Grupo – Encantados Contadores de Histórias, elenco: Alana Meneghel, Miro Brown, Pati Souza.
* 20h30 – Workshop com o tatuador Anderson Rafael , Son Tattoo “ Do Sagrado ao Profano, eu eternizo a minha escolha”
26 de abril – Sextou Cultura
* Atração Musical
29 de abril – Encerramento
* 19h30 – Roda de conversa com o fotógrafo Christian Parente, autor das fotos e os desafios deste trabalho bate-papo com todos os integrantes da equipe em suas respectivas áreas de atuação.
Salve Jorge/Ogum
Bela matéria! Agradeço a divulgação.
Christian Parente
Esse exposição será um marco na história de Tubarão e da comunidade afro da região!
Estou fazendo parte deste projeto ,o qual me aproprie de conhecimentos
da matriz africana. Esta sendo um novo tempo,novo olhar o qual abriu espaços para todos/todas/todxs .Sociedade que não respeita é Sociedade assassina .
este evento sera muito importante para toda a população e para cidade, contendo todos esses temas fantásticos, será grandioso!!!