Museu ao Ar Livre abre agendamento para a Semana da Cultura Indígena com oficinas educativas

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, está agendando turmas de escolas da região para a Semana da Cultura Indígena, que ocorrerá de 8 a 17 de abril. Serão oferecidas duas atividades educativas especiais, voltadas para turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Tanto na Oficina de Cerâmica Indígena quanto na Casa Subterrânea Indígena, com duração prevista de uma hora, os participantes também visitarão a exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense”, localizada no primeiro piso da Casa da Pedra do Museu.
A pedagoga do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte, destaca que algumas escolas já garantiram presença e reforça a importância de as instituições de ensino proporcionarem essa experiência. “Devemos reconhecer a diversidade étnico-cultural e valorizar o patrimônio cultural, compreendendo e respeitando as diferentes culturas e povos, além de entender a importância da inclusão”, afirma Rosani.
Cada atividade tem duração aproximada de uma hora, com limite de 30 estudantes por turma. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (48) 99904-2739, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Confira as atividades:
Oficina de Cerâmica Indígena – Público-alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio
– Objetivo: Apresentar a cultura ceramista dos povos indígenas e sua importância como patrimônio cultural
– Duração: Aproximadamente 1 hora
Casa Subterrânea Indígena – Público-alvo: Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
– Objetivo: Explorar como eram as estruturas das Casas Subterrâneas Indígenas e sua relevância histórica
– Duração: Aproximadamente 1 hora