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Milena Flor Contábil
Auxílio maternidade: veja o passo a passo de como MEI pode solicitar o benefício previdenciário. Por Milena Flor
Ser Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil é uma forma de você empreender, sair da informalidade ou muitas vezes você pode complementar uma renda.
Para as mulheres, sair da informalidade gera uma dúvida, entre outras, que é muito comum: MEI tem direito ao auxílio maternidade?
A resposta é sim, estar registrado como empreendedor individual dá direito a benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive a licença maternidade.
O valor do auxílio-maternidade é sempre de um salário mínimo vigente, ou seja, em 2023, o valor é de R$ 1.320,00.
Conforme previsto na Lei Complementar 128/2008, o Microempreendedor Individual terá acesso ao benefício nos seguintes casos:
Em caso de parto;
Nos casos de adoção ou guarda judicial (para crianças com até 12 anos);
Em decorrência de feto natimorto (quando o bebê nasce sem vida);
Devido a aborto espontâneo (não criminoso).
Para garantir o recebimento, é preciso estar enquadrada em algum dos casos listados acima e ter, ao menos, 10 contribuições ao INSS, que é pago na guia do DAS.
Passo a passo para MEI solicitar o salário-maternidade
A solicitação do benefício deve ser feita pela plataforma MEU INSS, o acesso a plataforma é com acesso do gov.br;
Acesse a plataforma procure por salário maternidade e preenche todos os dados necessários;
No momento da solicitação será preciso a certidão de nascimento e o atestado médico.
Abraço.
Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade
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Passo a passo para montar um planejamento financeiro lucrativo. Por Milena Flor
Descubra agora como montar um planejamento financeiro que vai ajudar a aumentar os lucros da sua empresa.
Após montar o planejamento estratégico da empresa outro passo importante é o planejamento financeiro.
Um plano financeiro sólido não só ajudará sua empresa a permanecer rentável e produtiva, mas também lhe fornecerá um roteiro para futuros empreendimentos.
A criação de um planejamento financeiro também permite identificar áreas maduras para redução de custos ou potencial de crescimento.
Como empresário, há quatro passos que você deve dar para desenvolver um plano financeiro detalhado que aumentará os lucros de sua empresa. Confira-os!
1. Conheça seus números
É importante entender sua situação financeira antes de criar um plano financeiro. Isto significa compreender sua rentabilidade atual, o montante da dívida de sua empresa, seu fluxo de caixa atual e a taxa de queima de caixa de sua empresa.
A compreensão destes números cruciais permitirá identificar áreas maduras para redução de custos ou potencial de crescimento.
Para começar, você deve criar uma demonstração de lucros e perdas para entender sua rentabilidade atual. Você pode usar estas informações para determinar quanto dinheiro está entrando em sua empresa e quanto está saindo.
Em seguida, você deve analisar seu balanço patrimonial para determinar o fluxo de caixa atual de sua empresa e a taxa de queima de caixa.
Um balanço patrimonial analisa os ativos, passivos e patrimônio de sua empresa para determinar a quantidade de caixa atualmente disponível para financiar as operações de sua empresa.
Ao analisar sua situação financeira atual, você saberá onde estão os pontos fortes e fracos de sua empresa e onde há espaço para melhorias.
2. Avalie seu estado atual
Após entender sua situação financeira atual, é importante avaliar seu estado atual, assim como identificar áreas maduras para redução de custos e potencial de crescimento.
Isto o ajudará a criar um planejamento financeiro que permitirá a sua empresa prosperar.
Para começar, você deve realizar uma análise do setor para determinar como sua empresa se empenha para enfrentar sua concorrência. Você também pode usar uma análise do setor para identificar como a rentabilidade e o fluxo de caixa atual de sua empresa se compara ao padrão do setor.
A seguir, você deve criar uma análise SWOT (já tem em artigos anteriores mostrando como fazer) para identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa. Esta análise o ajudará a identificar áreas maduras para redução de custos e potencial de crescimento.
Por exemplo, se você notar pontos fracos na estratégia de marketing de sua empresa, você pode usar esta informação para criar um plano financeiro que inclua estratégias de marketing que fortalecerão seus esforços de marketing.
3. Desenvolva uma estratégia para aumentar os lucros
Depois de avaliar seu estado atual, você pode desenvolver uma estratégia para aumentar a rentabilidade de sua empresa.
Antes de decidir sobre uma estratégia específica, você deve identificar os objetivos de lucratividade de sua empresa. Por exemplo, você pode querer aumentar a lucratividade de sua empresa em 10% em um ano.
Uma vez estabelecidas suas metas de lucratividade, você pode usá-las para criar uma estratégia para atender a essas metas.
Aqui estão algumas estratégias que você pode utilizar para aumentar a lucratividade de sua empresa:
Reduzir as despesas: é importante identificar áreas maduras para a redução de custos. Às vezes, os esforços de redução de custos vão além de encontrar novas receitas. Por exemplo, se você notar que seus custos de energia são mais altos do que deveriam ser, você pode usar dispositivos de economia de energia como luzes LED e aparelhos eficientes para reduzir suas contas de serviços públicos.
Aumentar a receita: encontrar novos fluxos de receita é muitas vezes mais fácil do que você imagina. É importante identificar áreas maduras para o potencial de crescimento. Você pode aumentar a receita identificando novos produtos ou serviços para a sua empresa oferecer ou encontrar novos clientes. Você também pode considerar a venda de seus produtos ou serviços a clientes em novos mercados.
4. Crie um plano sólido
Agora que você desenvolveu uma estratégia para aumentar a rentabilidade de sua empresa, é hora de criar um plano sólido. Um planejamento financeiro detalhado ajudará você a atingir suas metas de lucratividade e fornecerá um roteiro para empreendimentos futuros.
Aqui estão cinco passos para ajudá-lo a criar um plano financeiro que irá aumentar a lucratividade de sua empresa.
Avalie seu estado atual: analise os números de rentabilidade e fluxo de caixa que você criou no segundo passo para ver como a situação financeira atual de sua empresa se compara aos seus objetivos.
Desenvolva uma estratégia para aumentar os lucros: use as estratégias listadas acima para aumentar a lucratividade de sua empresa no valor que você estabeleceu como meta.
Crie um orçamento: uma vez desenvolvida uma estratégia para aumentar a rentabilidade de sua empresa, é hora de criar um orçamento que lhe permita atingir seus objetivos. Um orçamento também o ajudará a identificar áreas maduras para a redução de custos.
Identifique seus objetivos financeiros: reveja o plano financeiro que você criou para determinar como cada item da linha orçamentária contribui para suas metas de rentabilidade. Você também pode querer incluir outras metas financeiras, tais como a construção de um fundo de emergência ou o pagamento de dívidas.
Avalie seu progresso: ao longo do ano, revisite seu plano financeiro para avaliar seu progresso. Lembre-se, o desenvolvimento de um plano financeiro é um processo contínuo.
É algo simples para você empresário fazer na sua empresa, mas que trará segurança para o seu negócio nos próximos anos.
Espero ajudá-lo a preparar o seu negócio para o ano de 2023.
Abraços Milena Flor
Sócia e Proprietária Countex Contabilidade
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Entenda como a gestão contábil pode otimizar o seu negócio. Por Milena Flor
A contabilidade vai além de apenas entregar guias, folhas ao empresário.
A contabilidade estratégica é intervenção positiva do setor nas decisões que guiam o futuro das empresas. Resumidamente, a partir da gestão financeira, é possível mapear as melhores oportunidades, encontrar uma série de gargalos e assim otimizar a escalabilidade do negócio, com maior inteligência.
A contabilidade pode se tornar uma chave essencial para as decisões tomadas dentro de uma empresa.
Para demonstrar, na prática, como a contabilidade estratégica pode ser aplicada três maneiras de iniciar essa mudança.
1. Organização financeira
A organização financeira é o ponto inicial. A ideia é equilibrar receita e despesa e assim organizar o fluxo de caixa da companhia.
As contas estão fechando sempre mês a mês? Há espaço para respiro no caso de alguma emergência? A contabilidade pode ajudar na criação de um novo ciclo de recebimentos e pagamentos, para que exista mais tempo entre a chegada e saída de recursos.
É aí que entram os dados. Estes permitem a visualização certeira dos encargos e deveres da empresa, da situação financeira atual, do fluxo de caixa e de demais detalhes, como nível de inadimplência entre os clientes, por exemplo.
2. Gestão da carteira de clientes
A produtividade do time pode ser aperfeiçoada e dirigida ao crescimento da empresa, a partir do uso dos dados provenientes da contabilidade.
Um exemplo prático: não é raro que clientes que paguem menos sejam os mais exigentes e consumam uma carga maior do que aquele que paga mais. Mas, qual é o sentido estratégico disso? Na prática, o melhor cliente está sendo sacrificado em detrimento daquele que não valoriza sua empresa. Ao entender como e porquê isso acontece, é possível precificar melhor determinadas demandas e organizar melhor o trabalho do time, protegendo os interesses da empresa.
3. Busca por investimento
O uso de dados também é essencial quando há interesse da empresa na busca de investidores (capital de terceiros como banco, investidor anjo ou até mesmo um sócio).
Sempre será necessário que as informações apresentadas sejam completas e aprofundadas. E, claro, que demonstrem situações verdadeiras sobre a saúde financeira do negócio.
O faturamento de uma empresa pode evidenciar seu potencial de mercado, mas nem sempre revela sua saúde financeira. Por exemplo, uma empresa que fatura R$100 milhões por ano pode impressionar, mas se suas despesas foram de R$110 milhões, o caixa está negativo. É matemática simples.
Foram três exemplos no qual um contador pode auxiliar o empresário, portanto, aproxime-se do seu contador para alavancar seus resultados no ano de 2023.
Abraços Milena Flor
Sócia e Proprietária Countex Contabilidade
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Horário de trabalho durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Por Milena Flor
A Copa do Mundo 2022 já começou e a seleção brasileira já teve três confrontos diretos até o momento, deixando os torcedores entusiasmados e esperando ansiosamente para poder assistir aos próximos jogos, mas a grande questão é como fica o trabalho nestes momentos.
As empresas se organizam com antecedência sobre como será a rotina nos dias em que o Brasil vai estar em campo.
A empresa também pode fazer um acordo para compensação de horas com os colaboradores e estabelecer os horários, além de determinar a compensação de horas de alguma maneira depois de cada partida do Brasil.
Embora a Copa aqueça os ânimos dos torcedores, nem todas as empresas podem parar durante os jogos, e os funcionários devem compreender e respeitar isso.
Para os trabalhadores que não gostam de futebol, o cuidado é adotar regras específicas. Não dá para obrigar que todos os funcionários assistam ao jogo. A empresa pode optar por liberar quem não quer ver a partida ou mantê-los no local de trabalho.
Além da opção de liberar seus funcionários, muitas empresas estão reunindo os mesmos para assistir o jogo do Brasil no ambiente de trabalho.
O empresário não é obrigatório a liberar os funcionários, mas pode ser feito um acordo entre empresa e funcionários.