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Vanessa Perin Comunicação para Negócios
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.
Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 3. Por Vanessa Perin
Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porquê” (junto e com acento). Quando utilizá-lo?
Sempre que ele “puder ir” para o plural, será junto e com acento.
Muitos porquês ficaram sem resposta.
Além disso, quando pudermos colocar, diante dele, “o motivo”, é “motivo” suficiente para escrevê-lo/redigi-lo junto e com acento.
Assim:
Quero saber o porquê disso.
Quero saber o motivo disso.
Simples também, não é mesmo?
Qual deles você achou mais fácil de entender/aplicar?
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Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 2. Por Vanessa Perin
Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porque” (junto e sem acento). Quando utilizá-lo?
Esse é o mais simples de todos, basta substitui-lo por “pois”. Se a substituição for possível, escreva junto e sem acento.
Exemplos:
Vou sair mais cedo, porque preciso estudar para a prova.
Vou sair mais cedo, pois preciso estudar para a prova.
O gestor da unidade 1 pediu demissão, porque estava sobrecarregado:
O gestor da unidade 1 pediu demissão, pois estava sobrecarregado.
Simples, não é mesmo?
Até a próxima semana com a parte 3 (“porquê” junto e com acento).
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Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 1. Por Vanessa Perin
Que os porquês são o calcanhar de Aquiles de muita gente, isso é fato.
E, com muita frequência, recebo perguntas no direct do Instagram sobre como utilizá-los corretamente.
Decidi, então, explicá-los de uma forma simples, porém, farei isso em partes.
Hoje, aprenderemos quando utilizar o “por que”.
Sempre, sempre que for possível substituir por “por qual motivo”, você deverá escrever “por que” (separado).
Pense o seguinte: se você for escrever “por qual motivo”, não o escreverá emendado. Então utilize esse macete para o “por que”.
Internalizado isso, vamos para a segunda pergunta: com ou sem acento?
Depende. Se estiver no início ou no meio da frase = sem acento.
Se estiver no fim da frase = com acento.
POR QUE você foi embora cedo?
Não sei POR QUE (por qual motivo) você foi embora cedo.
Você foi embora cedo POR QUÊ?
Espero tê-lo(a) ajudado.
Se quiser testar seu conhecimento, há enquete sobre isso no meu Instagram hoje. Aproveite a oportunidade para treinar o que acabou de aprender e fique à vontade para tirar suas dúvidas.
Até a próxima semana com a parte 2
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5 passos para construir uma imagem profissional impecável. Por Vanessa Perin
A comunicação é a base de qualquer interação profissional. A forma como nos expressamos desempenha um papel crucial na formação da nossa imagem profissional. É fundamental compreender que, mesmo pequenos erros linguísticos podem ter um impacto significativo na percepção que os outros têm de nós no ambiente de trabalho.
Erros gramaticais ou escolhas inadequadas de palavras podem comprometer a credibilidade, “esvair” a confiança e, em alguns casos, prejudicar as oportunidades de progresso na carreira. Entretanto, é possível aprimorar a comunicação escrita e oral, eliminando erros linguísticos cotidianos para construir uma imagem profissional mais sólida e respeitável.
1: Antes de enviar qualquer comunicação escrita, seja um e-mail, relatório ou apresentação, revise e corrija.
Erros simples, como erros de digitação, concordância verbal ou ortografia, podem ser evitados com uma revisão cuidadosa.
2: Identifique os erros linguísticos que você costuma cometer. Seja a conjugação verbal, uso incorreto de pronomes, ou pontuação inadequada, estar ciente das próprias dificuldades é o primeiro passo para superá-las.
3: Invista tempo em aprimorar suas habilidades linguísticas. Leia e faça cursos de redação e gramática, ou até mesmo busque orientação de profissionais especializados.
4: A prática leva à perfeição. Aplique as regras gramaticais e de comunicação que aprendeu. Quanto mais você pratica, mais natural se torna evitar esses erros.
5: Use ferramentas de correção gramatical e ortográfica disponíveis (aplicativos e sites confiáveis).
Lembre-se sempre de que, ao priorizar uma comunicação precisa e cuidadosa, é possível criar uma imagem profissional que inspire confiança, respeito e credibilidade, elementos essenciais para alcançar o sucesso em qualquer campo profissional.