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BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Faz (ou fazem) 10 anos? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin01/11/2023 15h28

Não raro vemos pessoas “tropeçando na língua”. Esta semana, conversando com um cliente, ele usou um verbo conjugado inadequadamente.

Com relação a isso, algo que eu sempre falo é que pouco adianta dominar técnicas de vendas se você não sabe se comunicar, se não sabe gerar conexão com as pessoas, se não sabe se portar diante de um cliente ou possível cliente etc. Tudo, absolutamente tudo comunica. E a forma como nos comunicamos de forma escrita tem um grande “peso”. Por isso, uma “reciclagem gramatical” fará a diferença na sua comunicação.

Em se tratando da gramática normativa, o verbo “fazer”, quando equivale a tempo decorrido, deve sempre permanecer no singular, isto é, quando se referir a algo que já aconteceu, não importa a quantidade de tempo, se um dia, dois meses, cinco anos, cem anos, esse verbo permanecerá no singular. Assim: “Faz dez anos que moro aqui”.

“Vanessa, quando, então, devo utilizar o verbo fazer no plural?”
Quando o sujeito também estiver no plural. Exemplo: Os empreendedores fazem cursos constantemente para estarem sempre atualizados. Nesse caso, o verbo “fazer” foi para o plural porque o sujeito (os empreendedores) também estava no singular. Gramaticalmente falando, a explicação é esta: o verbo deve concordar com o sujeito ao qual se refere.

Espero ter esclarecido. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo pelo instagram @vanessaperinn. Um abraço e até a próxima semana.

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NETWORKING: você sabe o que é NA PRÁTICA? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin18/10/2023 14h21

Para muitas pessoas, a palavra networking carrega um teor negativo, já que é associada ao ato de criar contatos apenas por interesse, mas isso não deveria acontecer.
A realidade de um bom networking é bem diferente desse cenário. No entanto, ela exige ENVOLVIMENTO e DEDICAÇÃO.

Trabalhe a filosofia “ajude para ser ajudado” em vez de agir por interesse.

O verdadeiro networker entende o negócio do parceiro e vice-versa, trabalhando a AJUDA MÚTUA;
O verdadeiro networker SE ENVOLVE;
O verdadeiro networker SE RELACIONA com a equipe e com a rede;
O verdadeiro networker SE DEDICA e faz a “mágica” acontecer.

Você já deve ter ouvido falar que 85% do sucesso profissional depende das habilidades comunicativas.

Quer alavancar seu negócio?
Com uma COMUNICAÇÃO personalizada para o seu negócio e com networking VOCÊ CONSEGUIRÁ ISSO.

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Invista nisto se você quiser despertar o interesse. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin11/10/2023 14h35

Você já ouviu falar em pitch de vendas?
Um pitch de vendas é um discurso rápido, uma ferramenta essencial para você apresentar seu produto, serviço ou negócio de forma clara, objetiva e persuasiva a potenciais clientes, investidores e parceiros de negócios.

Vamos imaginar a seguinte situação:

Você vai a uma palestra, a um evento ou a um curso e o palestrante ou o organizador do evento pede para cada um se apresentar em 30, 40 segundos.
De que forma você se apresentaria?
Você saberia comunicar seus diferenciais nesse curto espaço de tempo?
Caso a sua resposta for não, você pode estar “deixando dinheiro na mesa”.
E isso significa que você precisa fazer um pitch e se preparar para transmitir segurança.
Um pitch de vendas possui diversos benefícios, dentre eles:
Causar uma boa primeira impressão;
Trazer informações essenciais de maneira eficiente e rápida, capturando a atenção do público-alvo, sem desperdiçar tempo.
Foco nas informações mais importantes para manter a mensagem clara, o que é crucial para persuadir os outros a aceitarem sua proposta.
Saber contar uma história envolvente e relacionável, tornando mais provável que o público se identifique com o que você está oferecendo.
Ênfase nos benefícios e nos diferenciais que seu produto, serviço ou ideia pode trazer para o público para demonstrar o valor que você oferece.
Adaptável a diferentes públicos e contextos, mantendo a essência persuasiva e informativa do pitch.

Na mentoria de Comunicação & Oratória para negócios, o pitch de vendas é um dos primeiros pontos trabalhados.
Se você deseja criar o seu e precisa de ajuda, contate-me através do Instagram @vanessaperinn.

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Ao encontro de x De encontro a: qual a diferença? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin04/10/2023 13h36

Essa é uma questão que costuma causar muita confusão e, consequentemente, erro no significado.

A expressão “ao encontro de” significa “na direção de”/”a favor de”, ou seja, use-a quando quiser dizer que as ideias, os projetos são iguais ou semelhantes.

Meus ideais vão ao encontro dos (ideais) dele. = são iguais.

Caso queira trazer à fala ou à escrita sentido contrário/ideia de oposição, use “de encontro a”.

A opinião de João vai de encontro à ideia de Paula. = as ideias deles são diferentes.

Um macete é internalizar o seguinte: “d” de “de encontro” é igual a “d” de “diferente.

Esse macete costuma funcionar para a maioria das pessoas. Espero que funcione e facilite para você também.

Até a próxima semana!

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