Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê”. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin27/09/2023 14h04

Você já deve ter ouvido esse ditado popular que faz muito sentido.

É por meio de uma leitura diversificada que nos expomos a novas informações, novas maneiras de resolver um problema.

Ela nos conecta ao mundo.
A comunicação é a ferramenta mais importante e pode ser transmitida por meio da leitura.

Quanto mais lemos, mais entendemos tudo ao nosso redor e assim nos comunicamos melhor com as outras pessoas.

Se pararmos para pensar, todos nós “temos” pessoas que nos inspiram, você concorda?

Então, parafraseando Saimon Sinek: “e se pudéssemos aprender a pensar, agir e nos COMUNICAR como aqueles que inspiram?”.
Já parou para pensar nisso?

Dicas práticas para criar um hábito que só te trará benefícios:
– Inclua a leitura na sua rotina.
– Invista na sua comunicação.
– Treine. Treine. Treine.
– Treine de novo, até conseguir; até chegar aonde você quer chegar; até se comunicar como as pessoas que você admira se comunicam.

Quem é (ou quem são) a(s) pessoa(s) que você admira?

0
0

O tripé da comunicação. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin20/09/2023 14h30

Dias atrás, fui convidada a falar sobre comunicação, oratória e pitch de vendas a um grupo de jovens do ensino médio em um projeto chamado Geração Empreendedora.

Em se tratando do tema “empreendedorismo”, costumo dizer que a comunicação é uma habilidade essencial a qualquer empreendedor, pois tudo comunica, desde a forma como nos vestimos até a maneira como nos expressamos por escrito e verbalmente.

Assim sendo, sempre falo sobre o “tripé da comunicação”, o qual consiste em: comunicação visual, verbal e escrita.

Começando com a comunicação visual (aparência). A forma como nos apresentamos é a primeira impressão que transmitimos aos outros, afinal de contas, levamos apenas 2 segundos para formar uma imagem de alguém. É por esse motivo que tanto se fala que “não existe uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.

Nossa vestimenta, nossa postura e nossa aparência podem influenciar a forma como somos percebidos por clientes e colaboradores.

A forma como você nos expressamos verbalmente é igualmente relevante. Nossa capacidade de transmitir ideias de forma clara e persuasiva é fundamental.

Ouvir atentamente os clientes e equipe é imprescindível. A comunicação não é apenas falar, mas também ouvir e entender as necessidades dos outros.

Treinar a comunicação verbal para apresentações, reuniões e negociações é necessário, pois isso fará a diferença no fechamento de acordos e parcerias.

Por fim, mas logicamente não menos importante, a comunicação escrita é crucial do mundo dos negócios. E-mails, relatórios e documentos são ferramentas que usamos diariamente.

Certificar-se de que a escrita seja clara, concisa e profissional faz parte do processo. Erros gramaticais e de ortografia mancham a sua imagem e não transmitem credibilidade.

O conteúdo que compartilhamos nas redes sociais e no site também conta. Ele reflete a imagem da nossa empresa. Tome cuidado com o que você posta.

A comunicação não se trata apenas de transmitir informações, mas também de construir relacionamentos.

Construir conexões sólidas com clientes, colaboradores e parceiros de negócios é fundamental para o crescimento da empresa.

Use a comunicação eficaz para criar confiança e lealdade entre todas as partes envolvidas.

 

0
0

Os maneirismos mancham a sua imagem profissional. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin13/09/2023 14h45

Você certamente já ouviu falar que maneirismos e vícios de linguagem mancham a imagem profissional, não é mesmo? E isso é a mais pura verdade.

Em se tratando de ambientes corporativos e conversas com clientes, evite, pois usá-los pode trazer uma imagem diferente daquela que você deseja passar a clientes e até mesmo fornecedores e parceiros.

Palavras como “né”, “tá”, “tipo assim”, “daí” são exemplos de maneirismos, mas não apenas essas palavras… quando as usamos – em excesso –, elas tornam-se um vício de linguagem.

Um vício de linguagem pode ser, portanto, a palavra “perfeito”. Se ela for usada repetidas vezes de forma desnecessária, ela será considerada um vício. Por isso, atente-se à forma como você fala. Na escrita, conseguimos pensar antes de escrever e enviar a mensagem, mas, na oratória, isso complica um pouco.

Uma sugestão para eliminar os maneirismos e vícios de linguagem é “policiando-se”.

Você costuma ouvir os áudios que você envia pelo WhatsApp? Se não tem esse hábito, deixo como a primeira sugestão. Quando paramos para nos analisar, percebemos pontos de melhorias.

A segunda sugestão é analisar em quais momentos você costuma utilizá-los. É quando está muito feliz? Triste? Ansioso? Nervoso?

Após isso, vem o silêncio. Quando perceber que vai “soltar” algo, fique em silêncio.

Em resumo: grave-se, analise-se, refine a sua comunicação e, assim, transmitirá mais autoridade e credibilidade.

 

 

0
0

A importância de informações transparentes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/09/2023 15h26

“Clareza rege a vida”. Em outras palavras, não apenas no âmbito profissional, mas, “na vida”, precisamos ser claros para que as pessoas consigam entender a mensagem que queremos transmitir. Não deixe-as em dúvida.

Partindo desse princípio, “falaremos” hoje sobre a importância de isolar o vocativo.

O que vem a ser o “vocativo”? Vocativo é um chamamento. Sempre que nos dirigimos a alguém, precisamos, na escrita, usar uma vírgula antes desse “alguém”. Para ficar mais fácil, observe este exemplo: suponhamos que você vá enviar uma mensagem de texto ao seu cliente.

Você deve escrever da seguinte maneira: “Olá, Pedro.”. Percebeu a vírgula antes do nome do cliente? Pedro, nesse caso, é o vocativo, ou seja, a pessoa a quem você se dirige, a pessoa com quem você está falando. E ele (o vocativo) precisa ser isolado em todas as situações. Vamos a mais exemplos:

Olá, Maria! Vocativo depois, vírgula antes.
Olá, Joana, tudo bem? Vocativo no meio, vírgulas antes E depois.
Luciana, boa noite! Vocativo antes, vírgula depois.

Percebeu?

Mas por que é tão importante assim isolar o vocativo?

Primeiro: CLAREZA na identificação: assim, você destaca claramente para quem a mensagem ou comunicação está direcionada. Isso evita mal-entendidos e garante que o cliente saiba que a mensagem é para ele.

Segundo: evitar confusão. Quando o vocativo é isolado de forma clara, a mensagem é entregue de maneira mais eficaz, garantindo que o cliente preste atenção à sua comunicação.

Para finalizar: isolar o vocativo na comunicação com o cliente é uma prática importante para demonstrar respeito, cortesia e profissionalismo, personalizando a interação e melhorando a clareza da mensagem. Isso contribui para a satisfação do cliente, pois constrói relações comerciais mais sólidas.

0
0