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Vanessa Perin Comunicação para Negócios
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.
3 passos para falar & escrever com clareza e objetividade. Por Vanessa Perin
A comunicação é uma ferramenta fundamental para o sucesso das empresas. E quando se trata de vender mais, ela se torna ainda mais essencial. Afinal, é por meio da comunicação que as empresas se conectam com seus clientes, apresentam seus produtos e serviços e os convencem a fechar negócio.
Para chegar a esse resultado, é preciso investir em uma comunicação clara (a pessoa precisa entender “de primeira” o que você diz) e objetiva (ir direto ao ponto, pois, hoje em dia, ninguém tem tempo a perder).
Para isso, o pensamento precisa estar organizado. Do contrário, acontecerá o seguinte: se, na sua mente, seu pensamento está um emaranhado, sua mensagem sairá de igual forma (enrolada). Concorda?
Portanto, siga estes três passos para falar e escrever com clareza e objetividade:
1- Pense antes de se comunicar:
Ordene seus pensamentos e dê à pessoa todas as informações necessárias.
2- Seja preciso no que diz
Ser preciso significa pensar para dizer o que queremos de forma clara.
A precisão das palavras as especificam. Elas são o meio pelo qual traduzimos nossa realidade. Pense: o que exatamente quero comunicar?
3- Esteja atento à forma como as pessoas se comunicam.
Da mesma forma que adequamos o nosso vestir (não vamos à praia de salto alto nem a uma festa de gala com roupa de banho), precisamos adequar a nossa linguagem.
Portanto, fale com elas na linguagem delas. Se a pessoa é alguém da sua área, está tudo bem utilizar termos técnicos, mas, caso não seja, facilite a comunicação, use palavras simples.
Seguindo esse passo a passo, você já conseguirá se comunicar com clareza. Caso deseje aprender na prática, entre em contato comigo pelo telefone: (48) 991100499. Será um prazer poder ajudá-lo a destravar sua comunicação para vender mais.
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Os “3 Cs da boa comunicação”
Hoje em dia, a comunicação pelo WhatsApp está cada vez mais frequente. Por esse motivo, devemos nos atentar à forma que escrevemos, pois a escrita pode ter um papel significativo em como você é percebido, tanto pelos seus clientes quanto pelos seus subordinados. Caso tenha seu próprio negócio, lembre-se de que, para eles, você é o exemplo; eles se espelharão em você.
No caso de você ser colaborador de alguma empresa, isso tem igual valor, pois seus gestores o avaliarão e sua escrita poderá influenciar as decisões deles sobre a sua carreira.
Por isso, invista em sua comunicação, seja ela oral ou escrita.
Ao elaborar uma mensagem para um cliente, fornecedor, chefe, liderado, enfim, para quem quer que seja, tenha em mente os “3 Cs da boa comunicação”. Tudo que escrevemos deve ser claro, completo e conciso. Em outras palavras, deve ser fácil de entender, deve fornecer todas as informações que se deseja transmitir e deve ser objetivo.
Primeiramente, organize seu pensamento. Se, na sua mente, seus pensamentos estiverem semelhantes a um emaranhado, a informação sairá confusa e ninguém a entenderá.
Em segundo lugar, escreva tudo o que a pessoa que vai receber a mensagem precisa saber. Forneça informações completas.
Lembre-se: VOCÊ é responsável pela mensagem que quer transmitir; não é quem recebe que deve decifrar o que você QUIS dizer.
Por último, seja breve. Coloque apenas o que precisa ser colocado. Evite detalhes irrelevantes que possam distrair ou confundir o leitor.
Acrescente a isso um “toque humano”: seja cordial, educado e demonstre interesse genuíno em resolver o problema do seu cliente ou de quem quer que seja, pois algo que as pessoas nunca se esquecerão é da forma que você as tratou.
Existem técnicas para organizar o pensamento e ferramentas para desenvolver sua comunicação pelo WhatsApp. Se você quer se destacar pela forma como se comunica e faturar mais, entre em contato comigo pelo Instagram @vanessaperinn.
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4 passos para um atendimento de excelência. Por Vanessa Perin
Um “atendimento de excelência” significa interessar-se pelo que é importante para os clientes. Você sabe o que é importante para eles?
Se o seu trabalho tem a ver com servir fregueses e lidar com o público, a qualidade do atendimento que você presta a todas as pessoas determina o sucesso da empresa.
“Você é a sua marca”, ou, em outras palavras, para o cliente, você é a empresa.
E, levando em consideração que os clientes não fazem distinção entre você e a empresa em que você trabalha, ser cuidadoso no seu modo de falar é o primeiro passo.
Os clientes esperam que você resolva o problema deles, que você seja capaz de responder as dúvidas deles e que você indique as pessoas certas para cada demanda que eles trazem.
Dessa forma, reflita:
1- Como você pode se manter atualizado?
2- O que os clientes esperam de você e da sua empresa?
3- Quais as expectativas e as necessidades deles?
4- Quais são as pequenas coisas que fazem uma grande diferença na satisfação dos clientes?
É por meio do seu contato pessoal com eles que a empresa vai adquirindo confiança.
O poder de transformar essa interação em algo “uau” e, consequentemente, inesquecível está em suas mãos.
Fazer com que os clientes voltem depende de você.
Cuide da sua comunicação, seja ela verbal (fala/escrita), não verbal (linguagem corporal e imagem pessoal).
Seja gentil, fale com clareza e objetividade e vista-se adequadamente. Esse é o tripé de uma conexão eficaz.
Acompanhe meus conteúdos no Instagram: @vanessaperinn
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8 passos para tirar seus sonhos do papel. Por Vanessa Perin
1- Pense seriamente em algo que você quer muito e imagine como você se sentirá ao realizar isso.
Por exemplo: quero me comunicar melhor e vender mais. 🆗
Imagine-se cara a cara com seu “cliente dos sonhos”. Você se comunicando perfeitamente bem e, o melhor, fechando negócio com ele.
Imaginou? Como você se sentirá?
🆗 Depois de ter bem claro em sua mente o que você deseja, vamos para o segundo passo:
2- VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITADORAS.
Sim, isso mesmo. Muitas pessoas acham que a oratória, por exemplo, é um bicho de sete cabeças.
NÃO É.
Aprenda isto para a vida: tudo é treinável. A comunicação/a oratória então, nem se fala…
É com: 1- treino; 2- treino; 3- treino de novo, e de novo, e de novo que você dominará a arte de se comunicar bem.
3- Estude casos de sucesso
Ou seja, pessoas que tinham a mesma dificuldade que você tem e que, hoje, por terem dado a cara a tapa, dominaram a arte de se comunicar bem e, com isso, tiveram excelentes resultados.
Pense em alguém que se comunica bem e que você admira. Quem é essa pessoa? O que ela faz? O que ela fez diferente de mim que a levou onde ela está hoje?
4- Transforme seu sonho em uma meta.
Afinal de contas, como diz o ícone @tonyrobbins: “estabelecer metas é o primeiro passo para transformar o invisível no visível”.
Mas, calma, não é “qualquer meta”.
Você precisa criar metas realistas, mas estratégicas.
Não sabe como fazer isso? Eu posso te ajudar.
5- Crie um plano de ação.
E, aqui, parafraseando Zig Ziglar: “atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar a um lugar que você nunca foi”.
Saiba aonde você quer chegar, MIRE e vá. AJA! SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO!
Para me comunicar bem, o que preciso fazer?
Para vender mais, “onde” devo melhorar?
Como posso fazer isso?
6- Tenha autoconfiança e não desista.
Mas, Vanessa, como desenvolver autoconfiança?
A melhor maneira de adquirir autoconfiança é fazer aquilo que você tem medo de fazer.
Tem medo de falar em público? Procure pessoas qualificadas e “afie o seu machado”.
7- “Si vis pacem, para bellum”
Esse é um provérbio latim que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”.
Em outras palavras, se você quer ter sucesso, precisa se preparar.
Se quer falar melhor em público, precisa passar pelo processo.
Sem “mimimi”: vai e faz o que tem que ser feito.
O conhecimento que te trouxe até aqui não é o mesmo que vai te levar ao próximo nível.
“Just do it.” – APENAS FAÇA.
8- Não seja imediatista
Vivemos em uma geração assim… que quer tudo “pra ontem”. Você precisa viver o processo.
Precisa dar a cara a tapa. Só assim você será “forjado”. Só assim conseguirá – de fato – o que você quer.