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Vanessa Perin Comunicação para Negócios
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.
“A primeira impressão é a que fica”. Por Vanessa Perin.
O artigo de hoje seguirá um “molde” um pouco diferente do convencional.
Compartilharei a seguir 3 ensinamentos que obtive assistindo à série “Suits”.
Primeiramente, por que ela foi a escolhida?
Ela foi a escolhida por abordar pontos muito importantes para a carreira profissional, como a importância de uma personalidade forte, da aparência, da inteligência e, claro, de uma COMUNICAÇÃO assertiva.
Já em um dos primeiros episódios, Harvey – protagonista e, diga-se de passagem, um exímio advogado, chama a atenção de seu estagiário com a seguinte fala “A primeira impressão é a que fica; se começar o jogo perdendo, nunca vai ganhar”.
Fato. Conforme já expus aqui em outros momentos, “do falar ao vestir… tudo comunica”.
A forma como você se veste, como se porta, como gesticula, seu tom de voz, como fala (e como escreve)… tudo isso traz uma mensagem sobre você.
Por isso, reflita: que mensagem você tem comunicado?
Outro fato que muito me chamou a atenção foi a convicção de Harvey.
Em diversas situações, ele é colocado em xeque e, pasme, mesmo com dúvidas, ele se mostra convicto do que diz.
Portanto, atente-se à forma como você se veste e como se porta: “a primeira impressão é a que fica”. E essa pode ser a sua primeira e última chance.
As mensagens mais eficazes e persuasivas são acompanhadas de uma boa dose de convicção e entusiasmo.
O conhecimento é um dos elementos essenciais para que um comunicador se sinta seguro. Pesquise e estude muito para transmitir firmeza ao público para o qual você falará.
Além disso, o orador deve acreditar genuinamente e estar convencido intimamente do tema/assunto que irá expor.
Se ele duvidar do que estiver dizendo, não demonstrará convicção.
Controle emocional é fundamental. Se estiver triste, desanimado ou com raiva, sua mensagem será enviada de maneira distorcida.
Se você quer aprender a se comunicar melhor, atingir suas metas pessoais e profissionais, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo pelo
Instagram @vanessaperinn e saiba mais.
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O poder da decisão. Por Vanessa Perin
Pensando na complexidade da vida, resumimos que a vida é feita de decisões.
As decisões que tomamos definem o “curso” da nossa existência, alteram destinos.
E nós estamos exatamente onde decidimos estar.
Como você está com as suas emoções, com as suas finanças, com os seus resultados… tudo isso é fruto das decisões que você tomou.
A forma como nos impomos é uma decisão; a forma como nos comunicamos é uma decisão.
Saber se comunicar é uma decisão.
Tudo, absolutamente TUDO é uma questão de DECISÃO.
Muitas vezes, sem nos darmos conta, optamos por uma vida mais fácil e, por isso, temos resultados medíocres (medianos).
A questão é: se queremos resultados diferentes, devemos agir de forma diferente.
O conhecimento que você precisou buscar para chegar até aqui não é o mesmo que o levará ao próximo nível.
Escolha se desenvolver. Um sujeito inteligente normalmente é um cara curioso para o mundo, com um bom histórico de leituras, estudo e que possui ainda mais sede de conhecimento.
Saber se comunicar envolve várias atitudes. Uma delas é ter inteligência emocional. Uma pessoa com inteligência emocional sabe como identificar (e lidar) com as emoções dos outros, além de compreender as pessoas ao seu redor.
Quem se comunica bem faz de tudo para tornar seu pensamento o mais claro ao expor suas ideias e opiniões.
Você está investindo tempo para evoluir física, mental e intelectualmente?
Repito: não é dom, tampouco sorte; é escolha.
Escolha se desenvolver se quer ter resultados diferentes dos que você tem tido.
Lembre-se:
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.”
Pablo Neruda
Pense nisso!
Acompanhe meu trabalho no Instagram: @vanessaperinn
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“Tem poder quem age”. Por Vanessa Perin
Ano novo para todos e promessa de “vida nova” para muitos, porém, seus resultados continuarão iguais se você não fizer diferente. Por isso, o clichê “tem poder quem age” faz tanto sentido.
Se na sua lista de metas/desejos para 2023 está “falar melhor”, leia este texto até o final, pois ele foi escrito para você.
O ato de se comunicar está relacionado diretamente a duas palavras: transmissão e contato; e, a bem da verdade, o mundo dos negócios está cada vez mais cruel com aqueles que se recusam a se comunicar.
Quando preferimos nos “fechar” e não trocar ideias, fechamos também “as portas e as janelas” para as pessoas, perdendo oportunidades de expansão, descoberta e crescimento. Podemos ficar estagnados, defasados, obsoletos e até mesmo deslocados, como se fôssemos um “peixe fora d’água”.
Não estou falando apenas da sobrevivência da espécie, mas também de empregabilidade, de redes de contato (o famoso network) e de fechamento de negócios.
Se você quer ter sucesso no trabalho e nos negócios, comece a se comunicar com as pessoas: saia do “casulo”, fale, converse, escreva e “dê espaço” para que as pessoas também se conectem a você.
Já parou para pensar no significado da palavra “comunicação”?
Se ainda não pensou, eu vou guiar você: “comumicação” é a junção dos vocábulos “comum + ação”, ou seja “ação comum”. Em outras palavras: todo o esforço daquele que se comunica tem como objetivo buscar algo em comum com a pessoa com quem ela está falando, a fim de provocar no ouvinte/leitor um efeito, um impacto e uma resposta. Faz sentido, não faz?
Para isso deixo, a seguir, três conselhos para você iniciar 2023 com o pé direito e, de fato, conseguir alcançar um dos seus objetivos: o de falar melhor.
1- Estude sobre comunicação.
As pessoas não compram produtos, elas compram soluções.
Aprenda a comunicar com clareza o que você vende/quais soluções entrega/de que forma você torna mais fácil a vida dos seus clientes. Observe como você se expressa ao falar sobre o seu produto/serviço, sua postura, seu tom de voz e sua persuasão.
Se quiser acelerar o processo e economizar tempo, contrate um profissional da área. Eu posso ajudá-la(o) nisso.
2- Organize seu pensamento e fale/escreva com clareza.
É importante saber como se comunicar e compreender de que maneira podemos transmitir com eficiência nosso recado às pessoas (fazer com que os outros entendam com clareza o que queremos falar).
3- Queira se comunicar. Aproveite momentos informais e converse. Puxe assunto com o caixa do supermercado, com a senhorinha que está fazendo compras, com a atendente da loja. “Querer é poder.” Lembre-se: tem poder quem age. PERMITA-SE!
Em qual dessas “etapas” você encontra mais dificuldade?
Estarei disponível hoje, no meu Instagram (@vanessaperinn), para ajudá-lo(a) a resolver essa sua dificuldade. Não hesite em me chamar. Será um prazer atendê-lo.
Até lá!
Vanessa Perin
Comunicação para negócios
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Do falar ao vestir… tudo comunica. O que você está comunicando? Por Vanessa Perin
Com o advento da tecnologia e com a competitividade exacerbada deste “novo mundo pós-pandemia”, estamos ainda mais preocupados em entregar resultados, vender e faturar mais, mas esquecemo-nos de que tudo comunica.
Desde o quê (e COMO você fala) até a forma que se veste, que anda, que se movimenta, que gesticula… absolutamente TUDO COMUNICA.
A comunicação está presente em todo lugar.
Veja só: ela acontece nos corredores das empresas, nas vendas, nas negociações, nas ligações, nas trocas de mensagens eletrônicas, nos bate-papos informais, nas redes sociais… em todo lugar.
A comunicação é a arte de tornar algo comum para duas ou mais pessoas; ela, portanto, não é luxo, é necessidade.
O que você está comunicando?
Seu corpo “fala”. Que mensagem ele está transmitindo?
Como você quer ser visto pelos seus clientes?
Se você quer ser visto como referência, você precisa transmitir confiança. Para transmitir confiança, tudo o que você fala precisa estar coerente com a forma que fala, com a com o modo que você se veste e com a sua postura.
A seguir, 5 passos para uma comunicação eficaz:
1- Ao se comunicar com alguém, faça contato visual.
“Os olhos são a janela da alma”, mas também são a “janela da venda”. O “olho no olho” gera conexão e, consequentemente, credibilidade.
2- Sorria e você estará dizendo “eu estou aberto”; “eu estou feliz”; “eu estou disponível”.
3- Demonstre interesse genuíno: abra sua linguagem corporal. Postura ereta, braços descruzados e aura relaxada.
4- Seja claro (organize seu pensamento) e seja objetivo. Afinal de contas, na correria do dia a dia, ninguém tem tempo para enrolação; vá direto ao ponto.
5- Encontre um traje “meio-termo”, algo que transmita disponibilidade (e não distanciamento) e seriedade (em vez de infantilidade).
Seguindo esses passos, você já sentirá uma grande diferença em sua comunicação, mas, se você quiser dominá-la, não hesite em me chamar no Instagram @vanessaperinn para trocarmos uma ideia.