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BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Pontue bem e conquiste clientes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin28/08/2024 14h26

Joana, responsável pelo atendimento ao cliente de uma empresa de cosméticos, percebeu que muitas vezes suas mensagens não eram compreendidas corretamente porque faltavam pontuações.

A pontuação correta é crucial para transmitir a mensagem desejada.

Uma vírgula ou um ponto no lugar errado pode mudar totalmente o sentido de uma frase. Por exemplo, “Vamos vender, Ana,” é diferente de “Vamos vender Ana.” Já expliquei aqui em textos anteriores sobre o vocativo. Saiba mais em: https://www.ligadonosul.com.br/colunistas/a-importancia-de-informacoes-transparentes-por-vanessa-perin/.

Em resumo: utilize vírgulas para separar ideias, pontos para finalizar frases e evite o uso excessivo de exclamações no ambiente profissional.

Sempre revise sua pontuação antes de enviar uma mensagem. Isso garante que a mensagem seja compreendida corretamente, evitando mal-entendidos e demostrando profissionalismo.

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Clareza rege o mundo e objetividade gera economia de tempo. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin21/08/2024 07h37

Carlos é vendedor de uma empresa de tecnologia e percebeu que seus clientes muitas vezes não entendem suas mensagens porque ele se prolonga demais nas explicações.

Seja no atendimento presencial ou no virtual, a clareza e a objetividade são essenciais. Em vez de escrever longos parágrafos explicativos, vá direto ao ponto.

Por exemplo, ao invés de dizer “Estou entrando em contato para informar que o seu pedido foi processado e está em fase de envio” diga “Seu pedido foi processado e está sendo enviado”.

Ser claro e objetivo não só facilita a compreensão do cliente, mas também demonstra respeito pelo tempo dele, tornando a comunicação mais eficiente e profissional.

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Adeque a linguagem. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin14/08/2024 15h00

Eu sempre digo que, da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de roupa de banho, devemos adequar a nossa vestimenta ao local que vamos frequentar. O mesmo acontece com a linguagem. Adequá-la ao público para o qual vamos falar é fundamental para que haja entendimento.

Atente-se a este exemplo:

Ana trabalha como gerente de uma loja de roupas e atende diferentes tipos de clientes. Ela percebeu que, ao falar com jovens, usa um tom mais descontraído, enquanto com clientes mais velhos, opta por uma abordagem mais formal.

No atendimento presencial ou virtual (WhatsApp, Instagram, site etc), adaptar seu vocabulário ao público é fundamental. Se você está lidando com um cliente corporativo, use um vocabulário mais formal.

Por exemplo: “Pedro, gostaria de informá-lo que seu pedido foi processado com sucesso”. Já para um público mais jovem ou informal, você pode usar uma linguagem mais casual: “Oi, Pedro, seu pedido já está a caminho!”.

Ao entender e adaptar a linguagem ao seu público, você consegue criar uma conexão mais forte e eficiente, facilitando a comunicação e melhorando o relacionamento comercial.

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O tal do GERUNDISMO. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin08/08/2024 14h59

Imagine que você acabou de receber uma mensagem de um fornecedor que diz: “Vou estar enviando o contrato amanhã.” Você pode se perguntar: “mas quando exatamente ele vai enviar?” Essa falta de clareza pode causar confusão e atrasos.

No ambiente profissional (e no pessoal também, convenhamos, porque ninguém gosta de perder tempo), é essencial ser claro e objetivo. Por isso, usar o gerundismo é um erro.

Vou explicar a diferença entre gerúndio e gerundismo.

O gerúndio existe na Língua Portuguesa e está perfeitamente correto. Ele equivale ao “ndo” no fim dos verbos e serve para expressar algo que esteja acontecendo no momento da fala. Por exemplo, o que você está fazendo neste exato momento? LeNDO este texto. Isso é o gerúndio.

Já o gerundismo é o que você leu no início deste texto: “vou estar enviando”. Foram usados 3 verbos equivalendo a um (ou a dois: VOU ESTAR ENVIANDO = 3 verbos). Perceba que podemos substituí-los por: “vou enviar” ou “enviarei”.

Por esse motivo, usar “vou estar fazendo,” “vou estar enviando” etc pode dar a impressão de falta de compromisso.

Em vez disso, opte por frases mais objetivas e assertivas. Dizer “vou enviar o contrato amanhã” elimina qualquer ambiguidade e transmite uma mensagem clara.

Portanto, da próxima vez que for enviar uma mensagem pelo WhatsApp, lembre-se de evitar o gerundismo. Seja claro(a) e objetivo(a), garantindo que a sua comunicação seja eficiente e sem margem para dúvidas. Seu cliente agradece.

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