Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Como fortalecer sua saúde mental e sua autoconfiança na comunicação. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin28/02/2024 14h00

Sabe-se que há uma relação muito grande entre a leitura como uma forma de saúde mental e os benefícios que ela traz para a autoconfiança ao se comunicar com as pessoas.

A leitura desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e no desenvolvimento da autoconfiança na comunicação, fornecendo conhecimento, empatia, habilidades de comunicação, alívio do estresse e estímulo à criatividade. Ao incorporar a leitura em nossa rotina, colhemos uma série de benefícios que contribuirão para a nossa saúde mental e para o nosso bem-estar emocional, além de fortalecer a nossa autoconfiança nas interações sociais.

Ela nos expõe a uma ampla gama de ideias, perspectivas e informações. Quanto mais lemos, mais entendemos o mundo ao nosso redor.

Ao ler sobre as experiências e emoções de personagens, sejam fictícios ou reais, desenvolvemos uma maior compreensão das emoções e motivações humanas. Isso nos torna mais empáticos.

A leitura constante melhora nossa habilidade de expressão verbal e escrita. Quanto mais nos expomos a diferentes estilos de escrita e vocabulário, mais rico e variado se torna nosso próprio repertório linguístico. Isso aumenta nossa autoconfiança ao nos comunicarmos, pois sentimo-nos mais capazes de articular nossos pensamentos e ideias de forma clara e persuasiva.

Ela também é uma forma eficaz de aliviar o estresse e a ansiedade, proporcionando uma pausa relaxante. Com isso, o fato de a nossa saúde mental estar em dia aumenta nossa autoconfiança ao nos comunicarmos, pois estaremos mais calmos e centrados ao socializarmos.

Além disso, a exposição a diferentes estilos de escrita e narrativas estimula nossa própria criatividade e imaginação, e isso nos torna mais confiantes, porque seremos capazes de pensar de forma mais flexível ao enfrentar desafios de comunicação.

Se você deseja se comunicar melhor, a leitura não só pode como deve fazer parte da sua vida.

Lembre-se de que dedicar tempo à leitura traz lucros mentais, culturais e financeiros.

1
0

O poder das histórias: como usar narrativas para cativar sua audiência. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin20/02/2024 14h00

Você, que é do mundo dos negócios, provavelmente já ouviu falar em (e sabe o que é) storytelling, certo?

Caso não tenha escutado falar e tampouco saiba o que significa, vou lhe explicar: existe um livro muito conhecido tanto internacional quanto nacionalmente, de Peter Guber, que se chama “Contar histórias para vencer”.

Storytelling nada mais é do que isso, mas em um nível um pouco mais “profundo”, já que não somente tem a ver com vencer pessoalmente, mas fazer com que o outro (a pessoa para quem você conta a história, ouvindo-a) também vença.

            Isso, para o mundo dos negócios, é fantástico, porque conecta com a audiência. Todos nós gostamos de nos sentirmos “inseridos” aos ambientes que frequentamos e as histórias têm um poder único de conectar pessoas e transmitir mensagens de forma envolvente.

Ao utilizar narrativas em suas comunicações empresariais, você não apenas informa, mas também cativa sua audiência em um nível emocional.

Seja compartilhando uma experiência pessoal, ilustrando um caso de sucesso ou apresentando um desafio superado, as histórias permitem que você transmita valores, inspiração e até mesmo estratégias de negócios de uma maneira que reflete com seu público.

Ao dominar a arte de contar histórias, você não apenas conquista a atenção, mas também constrói conexões duradouras e influencia positivamente o comportamento e as decisões do seu público-alvo; impulsionando, assim, o sucesso das suas iniciativas empresariais.

Recomendo fortemente que você as utilize. Você verá muita diferença nos seus relacionamentos pessoais e profissionais. Eu posso te ajudar nisso.

Siga-me no Instagram e acompanhe meus conteúdos sobre comunicação & oratória para negócios através do ig @vanessaperinn. 😊

Até a próxima semana.

0
0

Comunicação oral para redes sociais. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin14/02/2024 15h00

Que as redes sociais são a nova tevê brasileira, disso todos já sabem. E, quando o assunto é comunicação oral para as redes sociais, é importante frisar a importância da adaptação da linguagem para o ambiente digital, mantendo sempre em mente seu público-alvo e os objetivos de sua comunicação.

A seguir, 6 passos para uma comunicação oral eficaz para o seu negócio:

Autenticidade

Seja verdadeiro, mas evite soar muito formal (a menos que seu trabalho exija) e robótico.

Conectamo-nos com pessoas reais, não com discursos ensaiados.

Clareza e objetividade

Comunique-se de forma clara e objetiva (vá direto ao ponto).

Evite linguagem técnica, a menos que seu público seja especializado nesse assunto.

Adequação da linguagem

Conheça seu público e adeque sua comunicação ao público que você deseja atingir/conquistar.

Interação

Seja envolvente e interativo, usando CTAs nos stories e nos posts (fazendo perguntas), incentivando comentários e o engajamento.

Roteiro

Faça um roteiro antes de ligar a câmera e falar, seja nos stories ou nos reels.

Atente-se à luz (luz boa deve vir da sua frente e não de cima);

Ao som (ambientes silenciosos ou com pouco barulho);

Coloque o celular de frente para você (nem muito para cima nem muito para baixo), mas em linha reta ao seu rosto.

Gravação e análise

Grave-se e analise-se. Assim, você conseguirá corrigir possíveis falhas (principalmente no início).

Cuidado com os vícios de linguagem, com os vícios de pensamento e atenção às palavras desnecessárias.

Para a sua comunicação ser envolvente, ela precisa ser intencional. Treine sua oratória.

Aproveite as sugestões e fature mais divulgando seu produto, serviço ou ideia nas redes sociais.

Até a próxima semana!

 

 

1
0

Escrevendo o sucesso: 4 passos para dominar a arte da escrita para redes sociais corporativas e impulsionar seu negócio. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/02/2024 15h00

No mundo atual, as redes sociais desempenham um papel fundamental na construção da imagem de uma empresa, na interação com os clientes e na divulgação de produtos e serviços.

Por isso, desenvolver habilidades de escrita e dominar a oratória faz parte do processo para estar nas redes sociais de forma eficaz e aumentar o faturamento.

A seguir, 4 passos de como desenvolver essas habilidades de escrita:

   1. Conheça sua audiência

Algo que sempre falo nas mentorias e treinamentos é: da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de gala de biquíni, precisamos adequar/ajustar/alinhar nossa comunicação ao público para o qual vamos falar. Por isso, responda?

  • Qual é o seu público-alvo? É alguém mais jovem, meio-termo” ou mais “maduro”?
  • Como ele se comunica? Ou seja, ele fala de um jeito mais simples ou mais sofisticado? Ele fala gírias ou fala mais formalmente?

    2. Seja claro, objetivo e assertivo/impactante

O responsável pela comunicação é sempre quem fala, não quem ouve.

Para guiar o pensamento da outra pessoa você precisa, primeiro, guiar o seu. Para isso:

  • Organize seus pensamentos e fale com clareza e de forma objetiva (vá direto ao ponto).
  • Seja assertivo/impactante, ou seja, fale com energia e entusiasmo. Ninguém gosta de conversar com alguém que está “quase morrendo”. Além disso, fale com emoção. Toque o coração das pessoas.

Use o storytelling a seu favor (conte histórias reais, elas vão conectar você ao seu cliente).

    3. Tenha um senso estético apurado. TUDO COMUNICA: desde as fotos e os vídeos que você usa para divulgar algo até a escrita.

Utilize imagens que possuam uma boa resolução, imagens atrativas, que realmente tenham relação com o que você está divulgando/vendendo.

Quanto à escrita: escreva corretamente, sem erros de português, sem abreviações, sem gírias (a menos que seu público seja “cool” (público jovem/descolado).

    4. Engaje e interaja com a audiência:

  • Ao postar algo nas redes sociais, responda cordialmente às mensagens e aos comentários. É deselegante “postar e sair correndo”. Dê atenção, valorize quem interagiu com você/sua empresa.

Na próxima semana, trarei alguns passos para a comunicação oral em redes sociais. 😉 Até lá!

0
0