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Vanilsa Silvano
Carreira & Negócio

Vanilsa Silvano é administradora, empresária, Master Executive & Business Coaching, pós- graduada em consultoria organizacional, palestrante, trainner e professora universitária. Com estilo visionário e experiência de mais de 20 anos em gestão de negócios e pessoas, vêm transformado a vida de pessoas e prosperando negócios, com atenção ao equilíbrio da vida pessoal e profissional, promovendo produtividade e qualidade de vida. Pioneira em Coaching no Extremo-Sul Catarinense, desde 2009, Vanilsa possui certificações internacionais em diversas áreas do coaching: Master, Executive, Business, Neurocoaching, Career e Coaching. Além das especialidades do Coaching, também é Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL.

Atributos da Liderança. Por Vanilsa Silvano

Por Vanilsa Silvano22/09/2022 15h48

O exercício da liderança mais do que nunca, permanece sendo foco de incontáveis estudos, análises, interpretações, testes entre outras abordagens. São inúmeros os atributos tratados em teorias e práticas organizacionais, em segmentos voltados ao empreendedorismo e inovação, políticas sociais e ambientais, segmentos econômicos, científicos, tecnológicos, até mesmo na educação e na vida familiar. São muitas as particularidades que acerca a liderança.  Nesta semana convido você a refletir os principais atributos da liderança, inspirados nos ensinamentos de Napoleon Hill:

1. Coragem inabalável – Baseada no conhecimento de si mesmo e da ocupação que exerce. Nenhum liderado quer ser orientado por um líder desprovido de coragem ou de autoconfiança. Nenhum membro de equipe vai se inspirar em  um líder assim.

2. Autocontrole – A pessoa que não consegue controlar a si mesmo dificilmente  conseguirá manter o controle de uma equipe. O autocontrole é um fator determinante, porque além de passar segurança, serve de inspiração e até mesmo de exemplo a ser seguido.

3. Senso de justiça apurado – A ausência de um bom senso de justiça, faz com que o líder perca o respeito perante os seus liderados.

4. Certeza nas decisões – A pessoa que hesita ao decidir,  demonstra insegurança consigo mesmo e dificilmente terá êxito na hora de liderar uma equipe.

5. Planos bem definidos – O líder bem-sucedido precisa planejar seu trabalho e se ater ao que foi estabelecido. Aquele que segue “palpites”, sem

planos práticos e objetivos, pode ser comparado a um barco sem leme, mais cedo ou mais tarde vai acabar nas pedras.

6. Hábito de fazer mais do que o combinado – Pessoas que tem comprometimento com o resultado, vai além do que é paga para fazer. O resultado tem mais valor que a remuneração. Este perfil de líder  agrega valor na sua trajetória profissional.

7. Personalidade agradável – Pessoas relapsas e descuidadas, jamais serão  um líder bem-sucedido. Liderança exige respeito. Do contrário não haverá comprometimento da equipe.  A personalidade  agradável cativa, envolve, motiva a fazer mais e melhor.

8. Simpatia e compreensão – O líder bem-sucedido precisa ser simpático e compreensivo com as pessoas, exercendo uma liderança humanizada.

9. Domínio de detalhes – A boa liderança exige que o líder esteja atento  aos detalhes de cada situação.

10. Autorresponsabilidade – O líder bem-sucedido precisa estar disposto a assumir completamente a responsabilidade pelas possíveis falhas e erros de sua equipe. Se tentar livrar-se desta responsabilidade, perderá a liderança num curto espaço de tempo. Diante de qualquer falha ou erro de um membro da equipe,  o líder precisa aceitar o fato de que ele foi corresponsável.

11. Cooperação – O líder bem-sucedido tem de compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo e ser capaz de estimular seus liderados a fazer o mesmo. Liderança exige poder, e poder exige cooperação.

“Para ser um líder bem-sucedido, você precisa inspirar as pessoas pelo seu exemplo, sobretudo pelos resultados positivos que entrega.”

 Fica a dica!

 

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Seis referências para inovar o seu modelo de negócios. Por Vanilsa Silvano

Por Vanilsa Silvano14/09/2022 14h39

Olá, leitor.
Sou Vanilsa Silvano e estarei com você a partir de hoje falando sobre Negócios & Carreira.

Inicio falando que você precisa ter clareza sobre o que é o seu negócio, respondendo às seguintes perguntas:    Que produto ou serviço vamos oferecer ao mercado? Quais necessidades atenderemos?            Quem é nosso público-alvo?   Quais serão os canais de venda?

Depois de saber o que realmente você quer desenvolver, é hora de pesquisar o mercado, identificar o perfil consumidor, conhecer os critérios de inovação e diferenciação.

Confira essas seis referências que podem servir de inspiração para inovar o seu modelo de negócio:

1: Identifique possibilidades de criar um modelo de negócio, que possa agregar diferentes formas de arrecadar receita, a exemplo destes:

Assinatura: cobrada mensalmente para o usuário usufruir de determinado serviço exemplos- Netflix / Spotify / Clubes de Vinhos / Dollar Shave Club

Aluguel: você aluga um espaço, um imóvel ou quem sabe um espaço virtual, temos exemplos como – Airbnb (para ativos imobiliários), hosts como Google, Microsoft, Amazon (para ativos digitais).

Anúncios: onde você cria um espaço para promover outros serviços e produtos, grandes empresas utilizam-se basicamente dessa forma e gerar receita – Google, Facebook, Amazon.

2: Ampliar sua rede de relacionamento, por meio de parcerias, Franchising e até mesmo o reaproveitamento, com foco na sustentabilidade. Para que a sua marca venha ser conhecida em diversos lugares, facilitando o acesso ao seu público alvo.

3: Inovar seus processos internos, a fim de conseguir melhores resultados, utilizando Crowdsourcing, IP, sistema logístico, produção sob demanda, automação, analíticos preditivos, eficiência, design estratégico, padronização de processos.

4: Investir na diferenciação (exclusividade), oferecendo soluções inovadoras, onde mais do que vender um produto ou serviço, a atenção esteja em satisfazer a necessidade do seu cliente. Podendo ir além, agregando soluções complementares, a exemplo da Amazon que começou vendendo livros e foi incrementando as categorias, até se tornar a maior revendedora de produtos do planeta.

5: Criar canais de comunicação que alcance seu público-alvo, com facilidade de acesso a compras e segurança de entrega, garantindo a satisfação do cliente com a melhor experiência de compra.

6: Estabelecer meios de fidelidade junto aos clientes. Podendo diferenciar por critérios e segmentos onde em algum deles o seu cliente possa se encaixar. A exemplo das assinaturas de Streaming que os valores variam dependendo da forma de resolução, resolução normal, alta definição, ultra HD, quantidade de pontos, e conteúdo disponível.

A inovação vem sendo o diferencial, capaz de promover a melhor experiência de compra, sendo este o maior fator de fidelização, bem como a recomendação de qualquer produto ou serviço.

Espero que essas referências o tenham inspirado para a melhoria do seu modelo de negócios.

Inovar é preciso, pense nisso!!!!

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