10 atitudes que levam ao fracasso. Por Vanilsa Silvano
Você deve conhecer pessoas que trabalham muito, são dedicadas em tudo que fazem, e mesmo assim vivem “correndo atrás da máquina”.
Para construir uma carreira e/ou negócio de sucesso, você precisa reconhecer e desenvolver algumas competências. Além da formação técnica, as habilidades comportamentais podem contribuir para o seu crescimento ou declínio no mercado.
Nesta coluna quero destacar dez atitudes que podem levar uma carreira ou negócio ao fracasso.
1. Pessimismo: a mente negativa impede a pessoa de dar os primeiros passos, tudo parece ser difícil, além de afastar das oportunidades e atrai desgraças.
2. A falta de clareza dos objetivos: é fundamental saber o que você quer especificamente, para dedicar os esforços no que realmente importa, do contrário, você tende a atrair riscos, prejuízos e frustrações.
3. Autossuficiência: querer fazer tudo sozinho e do seu jeito. A interação e apoio das pessoas em qualquer circunstância é fundamental. É na diversidade de talentos que se constrói o conhecimento.
4. Negligenciar os próprios erros: Por mais cuidadoso que você seja, ninguém está livre de cometer erros. A autorresponsabilidade é um indicador de que você tem maturidade para lidar com situações adversas.
5. Falta de atenção aos detalhes: a falta de atenção pode gerar complexidades, traumas e prejuízos, tudo o que você cuida com atenção tende a crescer e prosperar.
6. Soberba: a pretensão de superioridade sobre as outras pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, gera discórdia, descontentamento e boicote nos resultados. É com carisma e cordialidade que se alcança a cooperação e a confiança das pessoas.
7. Autocobrança: é praticamente impossível se ter o controle de tudo. Mais importante do que controlar é saber reagir às adversidades. Viver se culpando, leva a autopiedade, a autocensura que gera autodesprezo. Aceitar esta verdade é um sinal de sabedoria.
8. Indisciplina: você já viu algum atleta vencer no esporte sem muito treino e dedicação? Na carreira e nos negócios também é preciso, acordar cedo, estudar muito, buscar inovação, aprimoramento, novos relacionamentos e crescer continuamente, independentemente da idade ou posição profissional. Sem disciplina e força de vontade, ninguém chega lá.
9. Ganância: a busca desenfreada pelo dinheiro, pode trazer consequências irreparáveis. Nem tudo o dinheiro pode comprar. Atitudes compulsivas que visam apenas o benefício próprio podem gerar desafetos e afastar você das pessoas que mais ama.
10. Falta de foco: as distrações com a correria do dia a dia, aliadas a falta de um plano de ação, levam as pessoas a dizerem “sim” para situações em que deveriam dizer “não”. A falta de foco distorce a visão e leva as pessoas à confusão, afastando do alcance dos objetivos.
“O mais certo caminho para evitar o fracasso é decidir-se a vencer”. Sheridan,
Fica a Dica!