Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

A busca da Perfeição: como lidar com a pressão dos padrões sociais. Por Vanesa Bagio

Por Vanesa Bagio26/06/2024 15h30

A pressão dos padrões sociais tem impactado a sua saúde mental?

Vivemos em uma sociedade que constantemente nos impõe ideais inatingíveis de beleza, sucesso, felicidade e realização. Somos bombardeados por imagens e expectativas que muitas vezes nos fazem sentir inadequados, insuficientes e ansiosos.

A busca pela perfeição, seja no aspecto físico, profissional, emocional ou social, está levando a um ciclo de autocrítica constante, comparações com os outros, sentimento de inferioridade, autossabotagem, síndrome do impostor. Essa pressão dos padrões sociais afeta a autoestima, impactando negativamente a saúde mental e o bem-estar de maneira significativa, levando a atitudes impulsivas para atingir o padrão.

É fundamental aprender a lidar com essa pressão de forma saudável e construtiva. Lembre-se que a perfeição é uma ilusão, e que a verdadeira beleza está na nossa autenticidade, nas nossas imperfeições e na nossa capacidade de crescer e aprender com os desafios da vida.

Para lidar com a imposição gerada pela perfeição, é importante praticar a autocompaixão, aceitar as vulnerabilidades, estabelecer limites saudáveis em relação às expectativas externas e cultivar uma mentalidade de crescimento e gratidão.

Lembre-se que cada ser humano é único, valioso e merecedor de amor e respeito, independentemente de atender ou não aos padrões impostos pela sociedade.

Busque o autoconhecimento, autoaceitação, aproxime-se de pessoas com empatia, para juntos buscar uma vida mais autêntica, plena e significativa, longe das amarras dos padrões irreais. A psicoterapia auxilia na reestruturação psicológica, além de aumentar a  compreensão e ajudar na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo pressão dos padrões sociais.

Siga @vanesabagio.psi para buscar mais informações e lembre-se: “Sua saúde mental importa tanto quanto qualquer outra área da sua vida.”

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS