Atributos da Liderança. Por Vanilsa Silvano
O exercício da liderança mais do que nunca, permanece sendo foco de incontáveis estudos, análises, interpretações, testes entre outras abordagens. São inúmeros os atributos tratados em teorias e práticas organizacionais, em segmentos voltados ao empreendedorismo e inovação, políticas sociais e ambientais, segmentos econômicos, científicos, tecnológicos, até mesmo na educação e na vida familiar. São muitas as particularidades que acerca a liderança. Nesta semana convido você a refletir os principais atributos da liderança, inspirados nos ensinamentos de Napoleon Hill:
1. Coragem inabalável – Baseada no conhecimento de si mesmo e da ocupação que exerce. Nenhum liderado quer ser orientado por um líder desprovido de coragem ou de autoconfiança. Nenhum membro de equipe vai se inspirar em um líder assim.
2. Autocontrole – A pessoa que não consegue controlar a si mesmo dificilmente conseguirá manter o controle de uma equipe. O autocontrole é um fator determinante, porque além de passar segurança, serve de inspiração e até mesmo de exemplo a ser seguido.
3. Senso de justiça apurado – A ausência de um bom senso de justiça, faz com que o líder perca o respeito perante os seus liderados.
4. Certeza nas decisões – A pessoa que hesita ao decidir, demonstra insegurança consigo mesmo e dificilmente terá êxito na hora de liderar uma equipe.
5. Planos bem definidos – O líder bem-sucedido precisa planejar seu trabalho e se ater ao que foi estabelecido. Aquele que segue “palpites”, sem
planos práticos e objetivos, pode ser comparado a um barco sem leme, mais cedo ou mais tarde vai acabar nas pedras.
6. Hábito de fazer mais do que o combinado – Pessoas que tem comprometimento com o resultado, vai além do que é paga para fazer. O resultado tem mais valor que a remuneração. Este perfil de líder agrega valor na sua trajetória profissional.
7. Personalidade agradável – Pessoas relapsas e descuidadas, jamais serão um líder bem-sucedido. Liderança exige respeito. Do contrário não haverá comprometimento da equipe. A personalidade agradável cativa, envolve, motiva a fazer mais e melhor.
8. Simpatia e compreensão – O líder bem-sucedido precisa ser simpático e compreensivo com as pessoas, exercendo uma liderança humanizada.
9. Domínio de detalhes – A boa liderança exige que o líder esteja atento aos detalhes de cada situação.
10. Autorresponsabilidade – O líder bem-sucedido precisa estar disposto a assumir completamente a responsabilidade pelas possíveis falhas e erros de sua equipe. Se tentar livrar-se desta responsabilidade, perderá a liderança num curto espaço de tempo. Diante de qualquer falha ou erro de um membro da equipe, o líder precisa aceitar o fato de que ele foi corresponsável.
11. Cooperação – O líder bem-sucedido tem de compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo e ser capaz de estimular seus liderados a fazer o mesmo. Liderança exige poder, e poder exige cooperação.
“Para ser um líder bem-sucedido, você precisa inspirar as pessoas pelo seu exemplo, sobretudo pelos resultados positivos que entrega.”
Fica a dica!
Será um prazer interagir com você nos meus canais:
https://www.instagram.com/vanilsaoliveira
https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira
www.vanilsaoliveira.com