AUTOCONHECIMENTO: utilize a Inteligência Emocional para buscar a sua essência. Por Vanesa Bagio
Você sabia que o autoconhecimento é o segredo para alcançar seus propósitos? No entanto, esse é um processo longo e trabalhoso, que exige muito exercício, reflexão e psicoterapia.
Conhecer verdadeiramente suas qualidades, capacidades, desejos e pontos a melhorar é fundamental para que qualquer indivíduo consiga lidar com imprevistos, compreender melhor os que estão à sua volta e buscar desenvolvimento constante em todas as áreas da vida.
A prática do autoconhecimento através da Inteligência Emocional pode começar desbravando seu EU, fazendo uma autoavaliação sobre sua própria vida. Autoconhecer-se significa, muitas vezes, mudar de opinião e agregar novos hábitos na vida, chamada “saída da zona de conforto”. Esteja aberto às mudanças e à desconstrução de ideias e antigos conceitos. O ser humano é mutável e, com novos aprendizados e reflexões, é natural que mude de opinião e aprimore ideias antigas ao longo da vida.
Outro exercício é definir seu propósito de vida, expressão que nos dias atuais tem gerado muitas indagações, e diz muito sobre aquilo que motiva, move e inspira, ou seja, o legado que você deseja deixar para o mundo. Parece assustador, mas encontrar seus anseios e descobrir seu propósito é uma parte importante do autoconhecimento e pode ajudar você a entender quais trajetórias deve seguir.
Por isso, no seu processo de autoconhecimento, tente observar como estão seus planos para o futuro, como anda sua caminhada rumo aos seus objetivos e metas, entre outros fatores. Fazendo essa análise, você consegue notar tudo que pode ser mantido ou transformado positivamente.
E o mais importante: não fique no discurso, pratique, assim utilizará a Inteligência Emocional para buscar a sua essência.