Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

E se a sua voz tivesse o poder de reescrever a sua história? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin02/04/2025 15h00

Recentemente li o livro A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig, e confesso que foi uma leitura que me trouxe muitas reflexões.

O questionamento inicial dessa obra é: e se existisse uma biblioteca onde cada livro representa uma vida que você poderia ter vivido? Uma vida diferente para cada escolha, cada arrependimento, cada “e se”.

Essa analogia me fez pensar sobre algo que levo para o centro do meu trabalho com comunicação e oratória para negócios: toda decisão molda a nossa narrativa. Inclusive a forma como nos expressamos.

Na comunicação, também estamos o tempo todo diante de encruzilhadas:
→ Falar ou calar?
→ Ser técnico ou humano?
→ Buscar aprovação ou conexão?

É comum ver pessoas tentando performar uma versão ideal de si mesmas — o palestrante perfeito, o vendedor infalível, o profissional sem falhas. Mas, como bem mostra o livro, quando nos afastamos da nossa verdade, nos tornamos apenas mais um volume genérico em uma estante infinita.

A verdadeira comunicação começa quando temos coragem de ser quem somos.
É quando deixamos de buscar aplauso e começamos a buscar sentido.

A pressão existe — e sempre vai existir. Mas ela também tem o poder de lapidar. Assim como o carvão vira diamante sob pressão, a insegurança e o medo de falar podem dar lugar à confiança, com prática, consciência e propósito.

No fim, como diz a própria obra, não precisamos viver todas as vidas possíveis. Basta encontrar aquela que vale a pena ser vivida. E falar com verdade é uma das formas mais potentes de honrar essa escolha.

Você está se comunicando a partir da sua essência ou tentando caber em um molde que não é seu?

Se quiser aprofundar esse tema, me chama. Vai ser um prazer te ajudar a encontrar a sua melhor versão comunicadora — aquela que já existe dentro de você.

Você me encontra no Instagram https://www.instagram.com/vanessaperinn?igsh=MTJ3YTUxNDlkajNiZA==

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS