Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
A feira realizada no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma vai até domingo(18)
AgroPonte 2024: vinícolas da Progoethe na maior feira de agronegócio de SC
A maior feira do agronegócio de Santa Catarina, a AgroPonte 2024, iniciou nesta quarta-feira (14) e vai até domingo (18), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, reunindo os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Com mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o evento ocupa 30 mil metros quadrados e a expectativa é receber, em cinco dias, cerca de 80 mil visitantes.
Durante o evento público poderá visitar os espaços de exposições de 42 cooperativas da agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.
Presença das vinícolas associadas à Progoethe
Entre os destaques da feira, a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (PROGOETHE) marca presença com um estande especial. Fundada em 2005, a entidade é composta por produtores da região dos Vales da Uva Goethe, Sul de Santa Catarina, e tem como missão promover a uva e o vinho Goethe como produto único, típico e raro. A participação na AgroPonte 2024 oferece uma oportunidade única para o público conhecer e degustar o Vinho Goethe, a primeira Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, obtida em 2012.
O estande da PROGOETHE promete atrair a atenção dos visitantes, destacando a tradição e a qualidade dos vinhos produzidos na região
Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla
Neste sábado (17), a partir das 10h, em solenidade que contará com a presença do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, além do espetáculo científico do grupo paulista Ciência em Show, serão apresentados mais dois importantes equipamentos municipais: Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla.
Desenvolvida para a geração de energia limpa, a Fazenda Solar Nikola Tesla para abastecer as 62 escolas da rede municipal. Investimento de mais de R$7 milhões, e o projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
O Memorial Nikola Tesla é um tributo ao inventor e engenheiro que revolucionou a transmissão de energia elétrica. A estrutura contará com um auditório para eventos, palestras, entre outros atrativos de incentivo à educação ambiental. A bobina de Tesla, gerador de Van de Graff, quadros explicativos, entre outros itens, foram conquistados em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).
Rede Municipal de Ensino de Criciúma acima da média nacional e estadual no IDEB 2023
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Criciúma conquistaram um resultado importante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, nos anos iniciais do ensino fundamental, subiu de 6,2 para 6,5, ficando acima da média nacional e superando também a média estadual. Ficando em 4º lugar entre as dez cidades catarinenses com mais de 180 mil habitantes, e também foi a que obteve o maior índice de crescimento em relação ao último IDEB de 2021.
Nos anos finais, o município avançou de 5,2 para 5,4, também superando as médias nacional e estadual, respectivamente, ocupando a 5ª posição ao lado de Itajaí, entre os municípios de Santa Catarina com população acima de 180 mil pessoas. Estudantes dos 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental de 49 escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Bailarino francês se apresenta em Criciúma, neste sábado (17)
O bailarino francês Jamsy, referência mundial do estilo de dança urbana conhecido como Krump, se apresenta pela primeira vez em Santa Catarina. Ele é uma das atrações da Tournée AF | Jamsy + South Flavor, que promove espetáculos de dança gratuitos em quatro cidades catarinenses em agosto. Neste sábado (17), é a vez de Criciúma receber a edição, no Teatro Elias Angeloni, às 20:30h, com classificação livre, e entrada gratuita.
Em Santa Catarina, Jamsy apresenta o espetáculo de dança AMP, uma criação que combina Krump, música e slam para encenar histórias e reflexões profundas. A montagem, que já passou por alguns dos maiores teatros da França e dos Estados Unidos, propõe ao público uma jornada intensa por meio da dança contemporânea e da expressão de emoções e ideias a partir da linguagem única de Krump. Esse estilo de dança urbana nasceu nos guetos de Los Angeles nos anos 1990 e é caracterizado por movimentos rápidos e fluidos.