Notícias de Laguna. Por Denise Silva

Por Denise Maurício Silva04/04/2025 15h00
Foto/PML

Laguna inicia vacinação contra a gripe no dia 7 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, 7 de abril, com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e da educação. Em Laguna, a vacinação será realizada em oito unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O dia “D” da campanha está marcado para 10 de maio, com todos os postos abertos. A coordenadora de imunização do município, Luciana Rosa, reforça a importância da adesão para evitar desperdício das doses. A vacina protege contra três tipos de vírus influenza e ajuda a prevenir casos graves e mortes.

Número de focos do Aedes aegypti aumenta e autoridades reforçam alerta à população

Laguna já soma 26 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em 2024. Somente no bairro Vila Vitória foram identificados 18 focos, além de registros no Portinho, Progresso e, mais recentemente, no Centro Histórico. Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Mathie Rossini, dois novos focos foram localizados esta semana no Centro e outro no bairro Progresso.

Mathie alertou para a importância da colaboração da população, permitindo a entrada dos agentes de endemias em suas residências e eliminando possíveis criadouros.

Como medida preventiva, foi realizado o tratamento perifocal em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Regional de Saúde. O método consiste na aplicação de um inseticida de ação prolongada nos criadouros. As inspeções em armadilhas e locais de risco como cemitérios e borracharias seguem acontecendo semanalmente.

Denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria ou do Protocolo da Prefeitura.

Exposição “Olhar Azul” destaca inclusão e talentos de alunos autistas 

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Educação de Laguna realizou nessa quarta-feira, dia 2, a exposição “Olhar Azul” no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas. A ação teve como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da inclusão escolar e social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de combater o preconceito e reforçar valores como empatia, acolhimento e respeito à diversidade.

Para a secretária de Educação, Jacqueline Policarpo, a exposição foi um espaço de visibilidade para os talentos e singularidades dos alunos autistas da rede municipal. Ela destacou que o evento busca ampliar a compreensão da comunidade sobre o autismo e valorizar o papel das escolas na construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo.

A mostra contou com a participação de diversas instituições e profissionais que atuam diretamente com pessoas com TEA, como a equipe técnica da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, Clínica Anjo Azul, Eco Sonhos, APAE, além do artista Thiago Laurindo, que emocionou o público com uma peça teatral sobre inclusão.

Durante o evento, os visitantes puderam interagir com atividades educativas, acessar materiais informativos e dialogar com especialistas sobre o tema. A proposta foi criar um espaço de aprendizado e reflexão, aproximando famílias, educadores e a sociedade da realidade das pessoas com autismo.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS