Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Novo ano letivo. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso03/02/2025 15h00
Foto/Banco de imagens – freepik.com

As férias estão terminando, materiais escolares prontos, professores preparados, escolas organizadas, alunos ansiosos e saudosos…Inicia-se o período mais importante na vida das crianças, adolescentes e jovens que buscam nos bancos escolares, na sabedoria dos mestres e no convívio social o crescimento pessoal, profissional e intelectual para a inserção na sociedade, como cidadãos e profissionais.

Cada início de ano é um novo começo, não apenas uma volta às aulas, tanto para os alunos quanto para a instituição de ensino.  É a ocasião ideal para se refletir novas posturas frente aos grandes desafios que são impostos aos educadores a cada ano letivo que se inicia. É um momento de extrema importância, devendo ser bem preparado para que alunos, famílias e professores marquem este início como uma grande parceria, pois os desafios surgirão, e não são poucos. Sem união de forças e ideias é difícil caminhar. É importante que os alunos sintam que estavam sendo esperados, que houve uma dedicação na preparação do ambiente para recebê-los. A  geração que aí está vem em busca do novo, não se contenta com a mesmice, pois a tecnologia a coloca, a qualquer momento, a par de tudo o que há de novo, embora, muitas vezes, com distorções, mas aí entra a força do professor para trazê-la à aprendizagem, mostrando quais  são os melhores caminhos para o sucesso.

A escola tem de estar organizada em seu espaço físico, mas de nada adianta se o corpo docente não se encher de entusiasmo e amor para este momento. Surpreenda os veteranos com novas propostas de trabalho; acolha os novos e convença-os que esta é a escola dos sonhos deles; garanta aos pais que seus filhos estarão em boas mãos, mostrando-lhes a melhor proposta pedagógica e conte com eles como parceiros na trajetória. Nenhum pai se negará a dar as mãos para um filho na caminhada.

Acredita-se que cada instituição de ensino tenha encerrado seu ano letivo com avaliações não só dos alunos, mas também de todo processo de ensino e aprendizagem, do trabalho que desempenhou  refletindo erros e acertos para agora retornar com ideias aprimoradas, com bagagem de conhecimento que possibilite desafiar novos perfis estudantis, diferentes colegas de trabalho, problemas imprevisíveis, alegrias, ansiedades, indisciplina, desinteresse, irresponsabilidade, reprovação, pouca frequência, abandono, enfim uma diversidade de fatores que impõem competência e sabedoria para administrá-los.

Em suma, a escola precisa preparar-se para este novo momento com projetos ousados e planos diversificados para ser um lugar prazeroso e eficaz, onde nossos jovens e crianças sintam-se seguros na caminhada para realização dos sonhos que embalam, porque o aluno só valorizará a escola se se sentir atraído por ela, se se sentir protagonista do processo educativo. Estamos fazendo a educação do século XXI… O mundo não nos perdoará se não o deixarmos melhor do que o encontramos.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS