Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Professor e criança no contexto social. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso14/10/2024 14h24
Foto: iStock/Divulgação/

Outubro é um mês repleto de comemorações, sendo duas de extrema importância por estarem interligadas e representarem o alicerce da sociedade: a Criança e o Professor. De um lado um ser em formação com o compromisso de gerir o futuro da sociedade; do outro, um profissional com a responsabilidade de capacitar todos os outros profissionais para a construção de um mundo mais feliz e esclarecido.

A criança, o maior patrimônio da família, busca na escola seu crescimento intelectual e pessoal tendo o professor como referência na construção de sua autonomia e liberdade; ao professor cabe o compromisso de fazer a transição da criança para o mundo orientando, mediando, motivando, fazendo a gestão da aprendizagem de forma prazerosa e transformadora. À família cabe a responsabilidade de prepará-la para a inserção na sociedade, pois é na infância que começa a preparação do seu caráter. Com sua ida à escola desde a tenra idade, ao professor cabe a extrema responsabilidade de, em parceria com a família, conduzir as ações para a formação do cidadão integral, uma vez que os sete primeiros anos de vida são os mais decisivos na formação do caráter. É essa a melhor fase para despertar na criança a responsabilidade social. É aqui que se começa a formar o cidadão comprometido com o mundo que o cerca.

O professor deve ser a maior fonte de conhecimentos dentre todas as profissões, porque tem o poder de formação da sociedade. Ele induz o aluno ao raciocínio integrando-o ativamente na sociedade.  A ele cabe o compromisso de gerar sonhos nas mentes de seus educandos, despertando neles o interesse para concretizá-los. Para isso, é preciso ir além dos conteúdos, levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que o mundo traz. É urgente que se formem seres humanos inovadores e criativos dispostos a colaborar para um mundo melhor. A influência de um professor vai muito além dos muros da escola… Ultrapassa barreiras inenarráveis.

A criança é a prolongação da espécie humana. Ela é a forma como o ser humano começa a fazer parte da sociedade, por isso a importância de bem formá-la, caso contrário serão problemas no meio em que estarão inseridas. Uma boa educação infantil não se faz só pensando no futuro da criança, mas sim no futuro do país. E a condução desse processo é compromisso da família e do professor. Vive-se momentos conturbados na sociedade: valores morais e éticos enfraquecidos, uma luta incessante na busca do ter em detrimento do ser, famílias desestruturadas, vícios, rancor, libertinagem, ausência de fé, egoísmo, tragédias planejadas… O mundo está caminhando na contramão da paz.

Diante do exposto questiona-se:  PROFESSOR, será que você está cumprindo sua missão com integridade? Tem consciência da grandiosidade da missão que exerce? Faz valer cada minuto passado ao lado das crianças? Lembre-se: cada aluno é um terreno fértil, preparado, pronto para receber a semeadura e frutificar, mas tudo precisa ser feito com muito amor, cuidado, responsabilidade. E vocês PAIS, que valores acrescentam à vida de seus filhos no dia a dia deles? Vocês são parceiros da escola ou nem sabem quem o professor deles? Tiram tempo para conversar com eles? Arranquem-nos do celular, da televisão e vivam momentos inesquecíveis. Lembrem-se: o tempo passa muito rápido e vocês se arrependerão pelos momentos não vividos com suas crianças.

Registro aqui meus cumprimentos a todos os PROFESSORES pela passagem de seu dia, lembrando-lhes que a matéria-prima do seu trabalho é o maior presente de Deus e deve ser trabalhada com esmero. Aos PAIS que curtam seus filhos, não só no dia da criança, lembrando que não precisamos dar a eles tudo o que querem, mas sempre devemos dar o que consideramos conveniente para torná-los seres humanos felizes e responsáveis.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E CRIANÇAS DE NOSSO BRASIL!

 

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS