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Qual resultado que você quer para o seu negócio? Por Milena Flor

Por Milena Flor16/11/2022 14h22

Olá leitor. Espero te encontrar bem nesta semana.

Eu começo já fazendo uma pergunta: Qual é a direção que seu negócio?

Onde você está agora é o resultado das decisões que você tomou há 5 – 10 anos atrás.

Onde você estará daqui 5 – 10 anos é o resultado das decisões que você tomar agora.

E qual resultado você quer para o seu negócio?

E para você empresário chegar nesta resposta é necessário um planejamento estratégico.

Quais empresas precisam fazer o planejamento estratégico:

Todos os tipos de negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

 Afinal, todas as empresas precisam crescer e atingir objetivos, também é necessário se organizar e elaborar um plano de ação.

Qual a importância de ter um planejamento:

É você ter uma direção para alcançar seus objetivos do seu negócio. O planejamento orienta a empresa na tomada de decisão.

As palavras de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna:

 “O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

No planejamento é importante você envolver a equipe ou os principais líderes da empresa.

Planejamento sem ação é perca de tempo.

Planejamento + ação = RESULTADO.

Além disso, essa pode ser uma excelente maneira de engajar as equipes e fazer com que todos trabalhem focados em um objetivo comum.

Como fazer um planejamento:

Passo 1: Diagnóstico;

Também conhecido como análise SWOT, o primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, esse é o momento de elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

·        (Forças): pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional;

·        (Fraquezas): pontos fracos e possíveis vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento;

·        (Oportunidades): eventos e situações que favorecem a empresa no mercado em uma projeção futura, como abertura de crédito ou tendência de consumo;

·        (Ameaças): fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como crise ou entrada de um novo concorrente.

Para isso, é preciso reunir a equipe de trabalho e levantar as forças e fraquezas internas do negócio.

Passo 2: Metas e indicadores de sucesso;

Agora é hora de colocar no papel onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.

Passo 3: Plano de ação;

O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.

Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.

Passo 4: Acompanhamento e análise;

Na próxima semana eu explico como fazer o plano de ação e os erros que a empresa deve evitar no momento de fazer um planejamento.

Portanto, primeiro passo é você empresário colocar em prática os primeiros passos do planejamento.

Abraço, fique com Deus e até semana que vem!

Milena Flor

Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

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