Qual resultado que você quer para o seu negócio? Por Milena Flor
Olá leitor. Espero te encontrar bem nesta semana.
Eu começo já fazendo uma pergunta: Qual é a direção que seu negócio?
Onde você está agora é o resultado das decisões que você tomou há 5 – 10 anos atrás.
Onde você estará daqui 5 – 10 anos é o resultado das decisões que você tomar agora.
E qual resultado você quer para o seu negócio?
E para você empresário chegar nesta resposta é necessário um planejamento estratégico.
Quais empresas precisam fazer o planejamento estratégico:
Todos os tipos de negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.
Afinal, todas as empresas precisam crescer e atingir objetivos, também é necessário se organizar e elaborar um plano de ação.
Qual a importância de ter um planejamento:
É você ter uma direção para alcançar seus objetivos do seu negócio. O planejamento orienta a empresa na tomada de decisão.
As palavras de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna:
“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
No planejamento é importante você envolver a equipe ou os principais líderes da empresa.
Planejamento sem ação é perca de tempo.
Planejamento + ação = RESULTADO.
Além disso, essa pode ser uma excelente maneira de engajar as equipes e fazer com que todos trabalhem focados em um objetivo comum.
Como fazer um planejamento:
Passo 1: Diagnóstico;
Também conhecido como análise SWOT, o primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, esse é o momento de elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
· (Forças): pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional;
· (Fraquezas): pontos fracos e possíveis vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento;
· (Oportunidades): eventos e situações que favorecem a empresa no mercado em uma projeção futura, como abertura de crédito ou tendência de consumo;
· (Ameaças): fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como crise ou entrada de um novo concorrente.
Para isso, é preciso reunir a equipe de trabalho e levantar as forças e fraquezas internas do negócio.
Passo 2: Metas e indicadores de sucesso;
Agora é hora de colocar no papel onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.
Passo 3: Plano de ação;
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.
Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.
Passo 4: Acompanhamento e análise;
Na próxima semana eu explico como fazer o plano de ação e os erros que a empresa deve evitar no momento de fazer um planejamento.
Portanto, primeiro passo é você empresário colocar em prática os primeiros passos do planejamento.
Abraço, fique com Deus e até semana que vem!
Milena Flor
Sócia e Proprietária Countex Contabilidade