Úlcera genitais em homens; principais doenças. Por Dr Rafael de Conti
A Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema Pallidum. A transmissão ocorre por contato sexual, por transplante de órgãos, por transfusão sanguínea ou por transmissão da mãe para o feto. A ferida, mais conhecida como “CANCRO DURO”, aparece entre 10 a 90 dias após a transmissão. Caracteriza-se por uma úlcera única, indolor, com bordas regulares, base endurecida e fundo limpo.
Os testes utilizados para diagnóstico de sífilis são divididos em exames diretor r testes imunológicos. por coleta de sangue. Deve ficar bem claro que existe um teste rápido, realizado em todos os postos de saúde. O tratamento é simples e acessível e nada mais é do que uma aplicação intramuscular de penicilina, a conhecida Benzetacil!
O Cancro Mole (CANCRÓIDE): é causado por uma bactéria chamada Haemophilus ducrei. Após o contágio, a lesão geralmente aparece entre 3 a 7 dias. A lesão é avermelhada, mais comumente no prepúcio e freio do prepúcio, Rapidamente a lesão forma pus e rompe, formando então uma lesão dolorosa, de borda irregular, causando uma secreção amarelada pela ferida e com cheiro ruim.
As lesões podem ser múltiplas devido à autoinoculação. 50% dos pacientes podem ter linfadenopatia na região inguinal (ínguas).
O diagnóstico é confirmado por meio de cultura. O tratamento é com antibiótico de fácil acesso e usado via oral.
O Linfogranuloma Venéreo, é doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A fase de inoculação ocorre após um período de 3 a 30 dias do contágio. Pode manifestar-se como uma úlcera indolor, que desaparece sem deixar sequelas, e muitas vezes não é notada pelo paciente. Depois, em 2 a 6 semanas, ocorrem sintomas de febre, calafrios, mal-estar mialgia), além de ínguas na virilha, dolorosas, podendo abrir orifícios com pus.
O diagnóstico é baseado na suspeita clínica do médico, sendo confirmado por testes diretos da lesão ou por testes sanguíneos. O tratamento também é por antibióticos de fácil acesso, por via oral ou intramuscular.
O Donovanose ou (Granuloma Inguinal) é uma doença causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Após o contágio manifesta-se somente após 50 dias e o quadro clínico é uma lesão no pênis ou no períneo, de crescimento progressivo, lento e indolor. As feridas são muito vascularizadas e tendem a sangrar.
Pode ser confundido com câncer do pênis e muitas vezes o urologista precisa fazer uma biópsia nos casos em que o tratamento com antibiótico não tem sucesso. O tratamento é com antibióticos de fácil acesso e por via oral.
A Herpes Genital: causada pelo vírus Herpes simplex, agente que infecta células epiteliais e as terminações nervosas, após o contágio o vírus fica em estado altente nos nossos gânglios, e, quando temos períodos de estresse e baixa da nossa imunidade, ele volta a se manifestar com feridas genitais. Após o contágio, as lesões aparecem entre quatro a sete dias, sendo o quadro clássico múltiplas lesões dolorosas, que progridem para vesículas e depois se rompem, originando úlceras.
Pode ocorrer nesta fase inicial, febre, mal-estar e dor muscular. A recorrência tende a ocorrer na mesma localização da lesão inicial, geralmente é menos intensa e pode ser precedida por prurido, sensação de queimação e mialgia.
O diagnóstico pode ser feito por cultura da lesão. Existe tratamento de 7 dias nos casos de cicatrização incompleta ao final de uma semana. Pacientes com doença muito recorrente podem receber tratamento de supressão.