ACIC abre portas para o mercado internacional com a segunda edição do Intercon
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da ACIC
A Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) promove a segunda edição do Intercon – Conexões para Negócios Internacionais, com o objetivo de estimular a internacionalização de empresas da região Sul catarinense, especialmente pequenas e médias. O evento, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 29, das 13h30 às 18h, busca fomentar o comércio exterior através da troca de informações e experiências entre as empresas participantes.
O Jornal da Guarujá conversou com Franke Hobold, vice-presidente da ACIC, sobre a importância do evento e os objetivos da associação. “O Intercon nasceu com o propósito de incentivar o comércio exterior na nossa região, promovendo a troca de informações e mostrando exemplos de empresas que conseguiram uma fatia significativa de suas receitas no mercado externo”, destacou Hobold. “As empresas que participarem do Intercon sairão com ideias e sugestões de como entrar ou ampliar sua presença no mercado de exportação.”
Hobold destacou o grande potencial da região para o comércio exterior, mas reconheceu que ainda há muito a ser explorado. “Criciúma e toda a região têm um parque fabril belíssimo, mas nossos números de exportação ainda são pequenos em comparação ao potencial que temos. Nosso objetivo é criar uma cultura exportadora, mostrando práticas e cases de sucesso para que outras empresas se sintam incentivadas a buscar no exterior uma parte significativa de sua receita.”
O evento contará com três grandes palestras de profissionais com vasta experiência no mercado internacional. Entre os palestrantes, estão Osler Desouzart, um dos responsáveis pela abertura do mercado global para a carne de frango brasileira, e César Olsen, fundador e presidente da Olsen Equipamentos Odontológicos, que já consolidou sua empresa no mercado de exportação. “Também teremos a presença de Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior do Brasil, que trará sua experiência de mais de 20 anos no apoio às empresas brasileiras na abertura de novos mercados”, acrescentou Hobold.
Além das palestras, o Intercon apresentará cases de sucesso de empresas da região. “Esses cases mostrarão como empresas de diferentes portes conseguiram entrar no mercado internacional, servindo de inspiração para outras que desejam seguir o mesmo caminho”, afirmou o vice-presidente da ACIC.
Hobold também destacou a importância da exportação para o desenvolvimento das empresas. “A exportação faz com que as empresas melhorem internamente, aprimorando a qualidade dos produtos e os processos internos. O mercado externo é, muitas vezes, mais exigente que o nacional, e essa exigência acaba elevando o padrão das empresas, contribuindo para sua evolução contínua.”
O evento é gratuito e aberto a empresários, executivos e estudantes interessados em expandir seus conhecimentos sobre o comércio exterior. “Este é um presente da ACIC para a região. Basta se inscrever no site da ACIC e participar conosco deste encontro que certamente trará novas perspectivas sobre o mercado externo”, concluiu Hobold.
Confira entrevista completa