Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Julgamento da Raça Bovina Brahman: cabanha do Sul de SC se destaca e recebe 12 premiações na AgroPonte

Feira ocorre até este domingo, dia 18, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti

Por Ligado no Sul18/08/2024 09h00
Foto/Divulgação
Destaque. É assim que podemos definir a Cabanha Bez Batti durante o julgamento da Raça Bovina Brahman, que ocorreu na 13ª edição da AgroPonte, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A feira iniciou na quarta-feira, dia 14, e segue até este domingo, dia 18. O evento reúne os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. São mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O proprietário da Cabanha Bez Batti, de Urussanga, Arnaldo Bez Batti, concorreu com 12 animais da Raça Bovina Brahman e faturou prêmios com todos. “Nós participamos do concurso com um terneiro na categoria de 8 a 12 meses, onde estiveram oito terneiros disputando. Nós conseguimos ficar em primeiro lugar, porque é um terneiro com 11 meses e ele pesou 458 quilos aqui na AgroPonte. Nós participamos também da categoria 22 a 28 meses. Nós ganhamos o segundo e o terceiro lugar. Vencemos porque são novilhas especiais, pesadas e com uma chance já de colocar em inseminação. Nós ganhamos também o primeiro lugar com uma novilha de dois anos, que pesa mais de 800 quilos e isso é inédito na raça”, conta.

Esta novilha de mais de 800 quilos também foi a grande campeã de todas as modalidades. “Foi a melhor fêmea da AgroPonte. Ainda participamos na categoria macho de 8 a 12 meses, participamos com três terneiros e nós pegamos o primeiro, o terceiro e o quarto lugar. Estivemos ainda participando com dois machos na categoria de 22 a 28 meses e conquistamos o primeiro e segundo lugar. Para finalizar conseguimos ganhar também com um macho na modalidade do grande campeão. Nós ganhamos porque é um animal mais bem feito, mais pesado, um animal que caminha bem e que tem o percurso curto”, descreve.

Bez Batti explica porque seus animais foram o destaque da AgroPonte. “Hoje, 80% do nosso gado é filho do Muçambé, ou seja, é inseminação. Esse touro foi campeão do mundo, é o pai desses animais que nós temos. Nós tivemos esse resultado positivo exatamente porque estamos colocando nas nossas vacas a inseminação desse touro”, detalha.

O proprietário da Cabanha Bez Batti explica que sua família atua há anos com a Raça Bovina Brahman e tem colhido os frutos. “É um trabalho que fazemos desde 2000. Há 24 anos, começamos a selecionar as matrizes e vamos sempre melhorar. Vale ressaltar que não fazemos economia em inseminação. Botamos sempre a melhor inseminação em nossas vacas”, acrescentou.

Julgamento

O julgador foi o doutor Roberto Vilhena Vieira, com a realização da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “Os animais devem obedecer o padrão racial da raça a ser julgada. Na AgroPonte julgaremos a raça Brahman, portanto, todos os animais devem atender o padrão racial”, frisa Vilhena.

O julgador ainda ressalta a funcionalidade. “Os animais devem apresentar dimorfismo sexual, ou seja, fêmeas mais delicadas e femininas, já os machos com chanfro mais largo e curto, pescoço mais grosso e pregueado, narinas e boca mais amplas. Todos os animais devem ter bons aprumos, com pernas e pés de bom direcionamento e movimento, aparelho reprodutor dos machos, com bainha bem direcionados e escroto de bom tamanho e forma para a eficiente produção espermática. As fêmeas com vulva de tamanho compatível com a idade e boa forma e direcionamento, úbere e tetos adequados”, comenta.
A qualidade dos animais apresentados na AgroPonte foi elogiada pelo julgador. “A raça Brahman esteve muito bem representada, superando o ano passado e mostrando a evolução da raça na região. Os criadores estão trabalhando muito bem e superaram a qualidade de 2023”, afirma.

Último dia de AgroPonte

Neste domingo, a AgroPonte chega ao seu último dia, com horário das 10 às 18 horas. O acesso à feira ocorre de duas formas: com os convites distribuídos pelos expositores (acesso gratuito) ou por meio da compra de ingressos nas recepções do evento ou no site Minha Entrada no valor de R$ 20.

Menores de 12 anos têm acesso gratuito a todas as áreas, desde que acompanhados pelos responsáveis. Visitantes com convite também têm acesso gratuito.

A meia-entrada está disponível para Estudantes (Carteira oficial da UNE, UBES, UGES. Carteira expedida por agremiação ou associação de estudantes do ensino médio ou superior), Idosos (com apresentação da Carteira de Identidade), Pessoas com deficiência (de acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015), Professores da rede estadual (Lei Nº 16.448/2014).

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS