Nova tarifa de gás em SC entra em vigor com reajuste de até 6,5%, influenciada pela alta do dólar
As novas tarifas de gás natural em Santa Catarina entraram em vigor nesta quarta-feira, 1º de janeiro, com uma correção média de 6,1% autorizada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado (ARESC). O diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller, explicou que a alta do dólar foi um dos principais fatores que influenciaram o reajuste, mas destacou ações que evitaram um impacto ainda maior para os consumidores.
“Em dezembro, conforme previsto no rito regulatório da concessão de gás natural em Santa Catarina, realizamos o ajuste das tarifas motivado pelas variações do custo de aquisição do gás. Tivemos cerca de 23% de acréscimo no valor do dólar nesse segundo semestre de 2024. Como consequência disso, o reajuste médio seria de 13%. Porém, com uma gestão detalhada, diria até perfeita, dos contratos pelo nosso time técnico, conseguimos reduzir este percentual para 6,1%”, afirmou Müller.
O reajuste foi menor para os clientes residenciais, com aumento de 3,3%. O setor comercial teve correção de 4,2%, enquanto os segmentos industrial e veicular sofreram ajustes de 6,1% e 6,5%, respectivamente.
Müller também destacou os desafios globais que afetam a competitividade do gás natural. “Estamos vivendo um momento de perda de competitividade do gás natural. A guerra da Rússia contra a Ucrânia disparou o preço da molécula no mercado internacional, o que se refletiu no Brasil. Mesmo com a estabilização recente, o patamar ainda é elevado”, explicou.
Ele mencionou também o impacto da concentração de mercado no país. “Ainda há uma concentração muito grande na produção de gás no Brasil, com a Petrobras dominando o setor. Isso dificulta a competição e, consequentemente, a redução dos preços. Além disso, o gás importado, que seria uma alternativa, está mais caro por conta do cenário mundial, mesmo com o terminal de importação em São Francisco do Sul já operando”, pontuou Müller.
As novas tarifas serão válidas até julho, quando ocorrerá a próxima revisão anual. A lista completa com os valores das tarifas, segmentada por faixas de consumo, está disponível no site oficial da SCGÁS (scgas.com.br).