Prazo das inscrições para Universidade Gratuita termina dia 30 de agosto
O programa Universidade Gratuita, que completa um ano este mês, tem como objetivo custear integralmente os cursos universitários de alunos em diversas áreas, priorizando aqueles que não têm condições de arcar com os custos conforme a renda familiar. A iniciativa prevê a oferta de 70 mil vagas gratuitas no ensino superior até 2026. Em contrapartida, os beneficiados devem realizar 20 horas de trabalho em sua área de formação para cada mês de estudo financiado pelo programa.
O secretário de Estado de Educação, Aristides Cimadon, comentou sobre as novas inscrições: “A Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina lançou até o dia 30, as inscrições para o programa Universidade Gratuita que beneficia os estudantes economicamente carentes das instituições ligadas ao sistema Acafe.” Ele reforçou que as inscrições devem ser feitas por alunos que já estão matriculados e cursando a graduação em uma das instituições cadastradas no programa.
O processo de inscrição consiste em duas etapas. Na primeira etapa, o interessado precisa fazer o cadastro no sistema e, em seguida, levar os documentos probatórios à instituição escolhida. Cimadon explicou que “entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros dos estudantes.” Ele também destacou que, “caso haja necessidade de alteração ou correção de algum dado informado na inscrição, os estudantes poderão fazer as correções nos dias 11 e 12 de setembro até às 7 da noite.”
O secretário reforçou que a inscrição não garante automaticamente o acesso ao benefício: “A realização da inscrição não garante o acesso ao benefício. O estudante inscrito deverá ser classificado pelo índice de carência e será selecionado pela Comissão de Seleção da Instituição Universitária em que está matriculado.”
“A receita será realizada de acordo com os limites dos recursos financeiros da instituição universitária.” Se concedido o benefício, o estudante será notificado por e-mail sobre a homologação e deverá seguir os passos para a assinatura do contrato. “E a partir do dia 21 de setembro até o dia 31 de dezembro, o sistema estará aberto para consultas, assinaturas e aceites do contrato,” completou.
Cimadon alertou que “é importante destacar que, se alguma dessas medidas não forem cumpridas, há risco de perder o benefício.”
Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial http://universidadegratuita.sc.gov.br.