Desafio de Ciclismo 2025 movimenta economia local e rende pódios a atletas de Lauro Müller

Fotos/Divulgação
A edição 2025 do Desafio de Ciclismo na Serra do Rio do Rastro, realizada no último domingo (13), foi marcada por sucesso de público, organização e integração com a comunidade de Lauro Müller. A Secretaria Municipal de Turismo comemora os resultados do evento, que nesta edição foi pensado de forma ainda mais estratégica, aproximando a competição da população e fortalecendo a economia local.
A entrega dos kits no sábado (12) foi levada para o Centro da cidade, na Praça Henrique Lage, em uma estrutura montada especialmente para receber os cerca de 500 atletas, além de familiares e visitantes. O espaço reuniu lazer, comércio e interação entre os participantes e a comunidade, com uma série de atrações promovidas em parceria com a CDL.
Segundo o secretário de Turismo, Ranieri Godinho, a proposta deste ano foi unir esforços entre Prefeitura, Federação Catarinense de Ciclismo e CDL para ampliar o alcance do evento.
“Além de ser um evento de grande importância para o nosso município, com pousadas, hotéis, restaurantes e lanchonetes com grande movimentação no fim de semana, tivemos uma ação social que beneficiará muitas famílias de Lauro Müller, mostrando que é possível unir esporte, lazer e solidariedade”, destacou o secretário.
Durante a inscrição dos atletas, foram arrecadados cerca de 500 kg de alimentos não perecíveis, que já foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social e serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, Alexandre Schneider, ações como essa deixam um legado positivo nos municípios onde os eventos acontecem.
“É sempre muito importante fazer ações sociais nos locais que nos recebem. Tivemos participantes de 13 estados brasileiros, e é fundamental mostrar que o ciclismo também pode contribuir com causas sociais e inspirar outras atitudes”, afirmou.

Além da excelente organização, Lauro Müller também teve destaque na pista. Com o apoio da Secretaria de Turismo, que garantiu junto à Federação 25 inscrições de cortesia, atletas do município participaram da prova e conquistaram ótimas colocações. O município celebrou o primeiro lugar na categoria PNE, além de um segundo e um quarto lugar na categoria MTB Master B1. Houve ainda outras classificações expressivas, incluindo quartos, quintos e sétimos lugares em diferentes categorias.
A movimentação intensa em todo o fim de semana impulsionou o comércio local e reforçou o potencial de Lauro Müller como destino para o turismo esportivo.