Festival Montanhas Verdes vai comemorar os 20 anos da Associação de Montanhismo e Escalada

Por Ligado no Sul08/12/2024 11h00
Foto/Divulgação

Durante a programação do Festival Montanhas Verdes, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro, está prevista a celebração de aniversário de 20 anos da Associação de Montanhismo e Escalada da Serra Geral (ASGEM). A comemoração deve acontecer no sábado, dia 14, na sede do Museu do Montanhismo Edson Dubois Struminski, em anexo a sede do Instituto Felinos do Aguaí, na comunidade de São Pedro em Siderópolis.

Para a comemoração estão previstos um show com a banda Balthazar, uma atividade de astroturismo e observação celeste. Conforme o presidente e sócio fundador da ASGEM, Elias Caetano, será uma alegria celebrar os 20 anos de existência da Associação em Siderópolis. “Siderópolis é um território que faz parte da nossa história, nada melhor do que celebrar essa trajetória onde nos sentimos em casa”, comentou.

Durante o evento, os associados da ASGEM terão desconto para participar das atividades e as crianças inscritas no projeto “Montanhistas do Futuro” terão gratuidade nas atividades.

A instituição

A ASGEM é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2004, que tem como objetivo organizar e difundir a prática do montanhismo na região sul de Santa Catarina. Atualmente conta com 183 associados praticantes de atividades ao ar livre.

A entidade desenvolve uma íntima relação com as comunidades realizando suas atividades, articulando e mediando a abertura e a manutenção de setores de escalada, trilhas, vias de canionismo e outras atividades correlatas junto aos donos ou gestores das áreas de interesse. São feitas ações de limpeza de pichações, como a limpeza da pedra dos dois dedos em Treviso.

Projeto Montanhistas do Futuro – O projeto introduz crianças de 6 à 12 anos, em diversas disciplinas transversais ao montanhismo como meio ambiente, mínimo impacto, fauna, flora, climatologia básica, senso coletivo, socialização, relações de confiança, autoconfiança, segurança, primeiros socorros, técnicas de movimentação em ambientes montanhosos como trilhas e escaladas, técnicas de acampamento, respeito à cultura e comunidade local, plantio de mudas nativas, observação de aves entre outras. O projeto foi vencedor do prêmio nacional Mosquetão de Ouro em 2023, na categoria Montanhismo e Sociedade;

Grupo de Prevenção e Apoio à Emergências na Serra Geral (PAESG) Formado a quatro anos, atua como um Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS), uma importante ferramenta de apoio às autoridades competentes da região. São realizados treinamentos contínuos já tendo atuado em diversas ocasiões e ocorrências.

Um dos voluntários que faz parte PAESG, é a consultora de marca e registro, Daiana Pacifico Salvan, de 37 anos. Ela é associada a quatro anos e atualmente é tesoureira. Na visão dela, uma das coisas mais importante que a associação faz é o trabalho de conscientização, como por exemplo, o Grupo de Prevenção. “Estar preparado para qualquer eventualidade nas montanhas, desde um primeiro socorro em uma torção no pé até algo mais grave. Sempre estamos preparados antes de ir para um ambiente remoto”, analisou.

Quem coordena esse grupo de voluntários é o subtenente da reserva do Exército Brasileiro, Tony Provesano, 53 anos. Ele é associado da ASGEM praticamente desde a sua fundação, e reforça as atividades de objetivo da associação como o foco nas boas práticas do montanhismo sustentável, a segurança e o respeito e a preservação do meio ambiente.

Segundo Tony, o Grupo de Voluntário de Busca e Salvamento vem trabalhando por meio de um programa de informação e capacitação de todos os montanhistas interessados e auxílio às entidades na confecção de Sistemas de Gestão da Segurança e Planos de Atendimento a Emergências. “Estamos em condições de auxiliar as Forças de Segurança e outras instituições responsáveis pelo atendimento a emergências em áreas remotas. Hoje estamos com 23 voluntários devidamente treinados e capacitados em busca e salvamento, orientação e cartografia, rastreamento e primeiros socorros em áreas remotas”, garantiu.

Festival

A 6ª edição do Festival Montanhas Verdes oferecerá aos participantes várias atividades, com destaque para esportes náuticos não motorizados no lago da Barragem do Rio São Bento. Estão previstas stand up padle, caiaque, e pela primeira vez a canoa polinésia. Toda a estrutura necessária será fornecida pela organização, incluindo embarcações, remos, coletes salva-vidas, instrutores e equipamentos de segurança.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS