A cereja do bolo do atendimento. Por Lúcia Búrigo.
Há quem pense que para agradar um cliente é preciso um grande investimento, ainda maior se desejamos surpreendê-lo. Nada disso, amigos. O cliente é um ser que facilmente se deixa seduzir, se o conjunto da obra for agradável. Aliás, apesar de se falar o quanto ele anda exigente, preste atenção: se realmente fosse tããão exigente não compraria na metade dos lugares que estão com suas portas abertas, por aí, concorda?
O que faz um cliente se sentir, de fato, prestigiado? Ser lembrado, por exemplo. Não apenas como um usuário de cartão de crédito, mas como ser humano e, como tal, perceber que sua ausência, vitórias e conquistas ou mesmo suas dificuldades são percebidas. Imagine receber de uma loja uma mensagem falando que andam sentindo a sua falta? Não sei vocês, eu acho fofo demais.
Acho incrível comprar uma roupa, sapato, joia ou qualquer outra coisa para uma ocasião especial e receber um áudio desejando boa sorte numa apresentação, ou casamento ou mesmo outros eventos, do vendedor ou da marca onde fiz a compra. E acontece viu! Se você não faz, recomendo que fique ligado.
Como se consegue a prática de gentilezas como estas? Martha Gabriel fala que o que faz a diferença é estar atento para 3 E: Emoção, Ética, Experiência. Acrescentei aos dela outros três que considero fundamentais: Envolvimento, Escuta ativa e Entusiasmo, que são a cereja do bolo para uma interelação uau.
Como se consegue isso? Atenção permanente à equipe para inserir e desenvolver esses elementos no dia-a-dia, começando a prática de dentro para fora. E o resultado? Faça um teste e você vai sentir rapidamente os efeitos.
Lúcia Búrigo- sócia da Bossa Experiências Criativas – profissional de Marketing e Comunicação