A vida pede equilíbrio. Por Carina Mengue
Oi gente, 2023 chegou e com ele nesse primeiro mês do ano a Campanha do Janeiro Branco. Você já ouviu falar? A campanha tem a finalidade de promover e construir uma cultura de saúde mental, descontruindo os tabus e preconceitos acerca desse tema, onde as pessoas tenham consciência da importância de cuidar, cultivar e promover cuidados com suas emoções. O tema desse ano é “a vida pede equilíbrio” e é sobre isso que quero discorrer na coluna dessa semana. Estamos começando o ano, uma página em branco para você escrever sua história de 2023, desenhar melhorias, fazer mudanças de rotas, explorar novos lugares, tomar decisões, desenvolver novas habilidades, enfim, tudo é possível. Mas para tudo acontecer é importante você ter equilíbrio na vida, e é pelo equilíbrio que vamos começar. Segundo o dicionário equilíbrio é a força que age de maneira igual entre duas ou mais coisas (ou pessoas). O Sinônimo de equilíbrio é estabilidade, harmonia, autocontrole.
Trazendo esse termo para a vida, podemos dizer que o equilíbrio é estar de bem, estar na média, estar satisfatório nas diversas esferas da nossa vida. Para viver de maneira equilibrada precisamos considerar todos os aspectos (esferas) da nossa vida: relacionamentos, família, estudos, trabalhos, saúde física e mental, intelectual, lazer, espiritual. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia na parte dos dias/tempo.
O equilíbrio de vida pode significar coisas diferentes para cada pessoa, mas talvez a melhor definição seja ter leveza e prazer em tudo o que você faz, onde você está e com quem.
O equilíbrio de vida surge quando mudamos alguns hábitos, que incluem comportamentos e pensamentos que nos limitam ou prejudicam. Por exemplo, o sedentarismo, cigarro, agressividade, procrastinação e por ai vai.
Um exercício muito bacana para analisar como está o equilíbrio em sua vida é o da roda da vida. Você pode fazer pesquisa no google digitando “roda da vida” e ir em imagens que encontrará vários modelos. Essa atividade consta em dar uma nota de zero a dez para cada área da vida, em nível de qualidade e não quantidade. Depois que pontuar, você se questiona o que falta nessa esfera para chegar a dez. Por exemplo, na área de saúde física você se deu a nota seis. O que falta para essa nota ser dez? Fazer atividade física? Fazer exames de rotina? Melhorar hábitos de alimentação? Ingerir mais água? Agendar nutricionista? Cuidar da diabete e colesterol? A resposta será a sua meta. Com as metas estabelecidas para cada área, você tem uma avaliação macro da sua vida, tem as definições claras do que precisa melhorar para sua vida estar mais equilibrada. E a cada mês você pode reavaliar a sua roda da vida e ir mensurando onde precisa dar mais foco e atenção.
Sabemos que uma rotina diária pesada de trabalho e estudos pode nos deixar exaustos, e quase não sobra tempo para nada. Por isso mesmo, é preciso de muito planejamento em sua vida para cuidar de si. Nos dias atuais a maior queixa das pessoas é o tempo. O tempo é igual para todos, a questão é como você gerencia seu tempo. Seu tempo está sendo dedicado para suas prioridades? Tem ficado muito tempo no celular e redes sociais? Tem acordado cedo para otimizar o tempo e o seu dia ser produtivo? Avalie como tem sido seus dias, sua semana, como o seu tempo tem sido aproveitado. As respostas estão com você, basta parar e se observar, se perceber, tomar consciência, sair do piloto automático e logo você encontrará as soluções que precisa para melhorar seu dia-a-dia e deixa-lo mais leve.
A vida pede equilíbrio, e por isso mesmo, falaremos mais sobre esse tema nas próximas semanas!
Até a próxima!
Meu abraço cheio de amor,
Carina Mengue.