Aluno da APAE de Cocal do Sul vence etapa regional do Concurso Cartão de Natal
Ele disputou nesta quinta-feira (19), com outras dez artes produzidas por alunos da região e agora vai representar a Região Carbonífera na fase estadual.
Natan José Biela, de 24 anos, aluno da APAE de Cocal do Sul, mostrou todo o seu talento ao conquistar o 1º lugar na etapa regional do Concurso Cartão de Natal, organizado pela Federação Estadual das APAES de Santa Catarina (FEAPAES-SC). Ele disputou nesta quinta-feira (19), com outras dez artes produzidas por alunos da região e agora vai representar a Região Carbonífera na fase estadual. No ano passado, Natan já havia se destacado, vencendo a etapa estadual e conquistando o 2º lugar na competição nacional.
Sobre a arte de Natan
A imagem criada por Natan para o concurso é muito especial. Ela retrata o nascimento de Jesus, mas também inclui detalhes que fazem referência às atividades da APAE. No centro da cena, o menino Jesus é envolvido por mãos que lembram o logotipo da instituição, simbolizando o carinho e a proteção que os alunos recebem. O cavalo representa as sessões de equoterapia, que ajudam no desenvolvimento dos alunos, enquanto o cachorro é um símbolo da cinoterapia, que traz benefícios com a interação entre os alunos e os cães. Além disso, as abelhas nas flores fazem uma referência ao projeto de meliponário da APAE, que utiliza a criação de abelhas nativas sem ferrão como meio de terapia.
Outro detalhe importante é que um dos reis magos está em uma cadeira de rodas, mostrando que a inclusão é uma parte importante dessa mensagem de amor e união. A estrela brilhante no topo da cena traz uma sensação de esperança e harmonia para todos os personagens.
“Mais uma vez apostamos em colocar na arte temas que não representassem só o Natal, mas também contassem um pouco da nossa realidade na APAE. Ficamos muito felizes em ver o Natan conquistar mais uma vitória com sua arte”, explicou a professora de artes Nichele Antunes.
Mesmo recebendo algumas orientações da professora, Natan fez todo o trabalho artístico sozinho. Ele sempre gostou muito de desenhar e pintar, e agora está colhendo os frutos desse talento que cultiva desde criança.