Aluno de curso técnico do SENAI Capivari de Baixo cria solução para a indústria cerâmica
O conhecimento compartilhado pode ser a faísca para o surgimento de novas ideias. Assim nasceu a “Controladora para Queimadores a Gás de fornos de cerâmica”, uma solução criada pelo aluno Guilherme Feliciano Redivo, dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Automação Industrial do SENAI de Capivari de Baixo.
A criação de Guilherme, consiste em uma placa eletrônica que automatiza o processo de ignição dos queimadores em fornos de cerâmica, garantindo maior eficiência, segurança e controle durante a ação.
O aluno identificou que as controladoras usadas em algumas linhas de produção apresentam limitações, resultando em falhas frequentes e desgaste prematuro da peça, levando a interrupções no processo produtivo, prejuízos financeiros e ineficiência operacional.
A partir desse problema, foi desenvolvida uma solução que ofereça maior durabilidade, confiabilidade e controle efetivo na presença de gás.
O professor Gustavo Custódio Goulart, orientador do projeto, fala mais sobre a nova ferramenta. “A empresa em que o Guilherme trabalhava utilizava uma placa controladora da China. Só que o problema dessa placa é que ela não aguentava muito tempo ligada no forno da empresa, então ela geralmente queimava de três em três meses, o que gerava um custo alto. Então ele decidiu desenvolver uma placa eletrônica que faz todo esse processo, ela é mais eficiente e mais segura, além de ser mais resistente”, comenta o professor.
Como funciona?
O objetivo da Controladora é assegurar a presença de gás antes da ignição da queimadora, utilizando um mecanismo de detecção por sensor de ionização para gerar um gatilho seguro e confiável.
A ferramenta permite controlar a válvula de gás de acordo com a presença ou ausência de chama detectada, mantendo-a aberta quando a chama estiver presente e repetindo o processo por mais duas tentativas caso a chama não seja detectada.
A controladora foi projetada para ser facilmente integrada a sistemas já existentes nas indústrias que utilizam queimadores a gás, incluindo a compatibilidade com diferentes modelos e tamanhos de queimadores.
A solução criada pelo aluno do SENAI otimiza o consumo de energia das empresas cerâmicas e contribui para a eficiência energética geral do processo de queima, reduzindo custos operacionais e promovendo práticas mais sustentáveis ao meio ambiente.
Segundo Guilherme, a ideia do projeto surgiu através da necessidade de melhorar o processo de acionamento e leitura de queimadores a gás, se adequando aos diferentes fornos do mercado. “Eu tento olhar para as coisas buscando uma solução para um possível problema. Assim surgiu a ideia de produzir minha própria controladora, pois as que vinham para a fábrica, além de serem importadas, estragavam muito rápido” comenta o aluno.
Atualmente, os Cursos Técnicos em Eletrônica e Automação Industrial do SENAI de Capivari de Baixo contam com 75 alunos matriculados no total. As inscrições estão abertas para o curso Técnico em Eletrônica para iniciar em 2024/2 e os interessados podem entrar em contato pelo telefone/ WhatsApp no 48 3623-6808.