Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Aneel anuncia bandeira amarela para maio; custo extra na conta de luz será de R$ 1,88 por 100 kWh

Por Ligado no Sul27/04/2025 12h00
Foto/© Joédson Alves/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira (25) que, no mês de maio, será adotada a bandeira tarifária amarela nas contas de energia elétrica. Com a decisão, os consumidores terão um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde dezembro de 2024, a bandeira vigente era a verde, cenário mantido até agora devido às boas condições de geração de energia no país. No entanto, a Aneel explicou que a alteração acontece por conta da mudança do período chuvoso para o período seco, o que impacta na geração de energia pelas hidrelétricas.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, informou a Agência.

Entenda as bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar os custos de produção de energia elétrica no país. As bandeiras funcionam como um “termômetro” para o consumidor, sinalizando se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz.

Quando a bandeira verde está em vigor, não há acréscimos. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, são aplicadas tarifas adicionais a cada 100 kWh consumidos, refletindo o aumento dos custos de geração, principalmente com o acionamento de termelétricas.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS