Após 18 anos, Laguna volta a ser palco do espetáculo “Tomada de Laguna”
A maior encenação épica da história do sul do Brasil volta a ser apresentada em Laguna após 18 anos desde a sua última edição.
Entre os dias 21 e 24 de setembro, a maior encenação épica da história do sul do Brasil volta a ser apresentada em Laguna após 18 anos desde a sua última edição.
O espetáculo teatral que atraiu milhares de turistas do Brasil e de outros países até 2004, resgata o momento em que foi proclamada a República Catarinense em 1839.
De acordo com o Diretor do CulturAnita e autor do texto original da Tomada de Laguna Adílcio Cadorin, a viabilização e concretização da volta de um dos espetáculos teatrais mais marcantes já realizado na cidade, só foi possível através da participação do governo municipal e estadual , “Graças ao esforço de uma grande equipe que se conscientizou que um evento dessa envergadura não podia jamais morrer, graças ao esforço da administração municipal de Laguna, com apoio do governo do estado, que nós viabilizamos a grande parcela necessária para o evento”.
Cerca de 400 pessoas, entre atores, atores coadjuvantes e equipe técnica, na maioria moradores de Laguna e região trabalham de forma quase que voluntária para a realização do espetáculo.
A encenação será apresentada nos mesmos locais onde os fatos aconteceram. A peça vai utilizar o Centro Histórico de Laguna, que há mais de 180 anos foi palco das batalhas que resultaram na proclamação da República Catarinense em 1839 e no início do romance de Giuseppe e Anita Garibaldi.
Cerca de 200 atores e figurantes, navios, cavalos, tiros de festim, duelos de espadas, lutas, tenores e sopranos trarão ao público autenticidade e emoção.
Lize Souza, atriz lagunense que atuou em duas edições da Tomada de Laguna, em três longas metragens, peça teatral e uma série de documentários como Anita Garibaldi, dará mais uma vez vida a heroína de dois mundos. Giuseppe Garibaldi será interpretado pelo ator e cineasta Werner Schünemann, que interpretou o personagem na edição de 2004 ao lado de Lize Souza.
Para atriz lagunense, voltar a viver a heroína no espetáculo teatral, após 18 anos é uma grande experiência. A atriz ainda lembra que foi na Tomada que sua história começou em paralelo ao desenvolvimento de sua carreira como atriz. “A experiência mais emocionante dentre tantas as que pude vivenciar neste universo “Anitiano”. Voltar a interpretar esse papel mais uma vez neste gênero de teatro de arena, com toda essa grandiosidade é, sem dúvida, a experiência mais engrandecedora da minha vida. E não me refiro apenas ao aspecto pessoal, mas ao privilégio de ter sido escolhida para defender essa personagem em meio a este momento de resgate histórico-cultural que nossa cidade merecia viver a tanto tempo”.
A expectativa é de receber cerca de 2000 pessoas para cada noite de espetáculo.
“Será um evento imperdível e esperamos que todos o que tem interesse em conhecer um pouco mais da história da vida dessa grande catarinense possam comparecer”, destaca Cadorin.
Os ingressos já estão a venda através da plataforma MinhaEntrada.com.br. Pelo site é possível escolher as apresentações dos dias 22,23 e 24 de setembro. O primeiro dia de espetáculo é reservado às pessoas que trocaram ingressos por quilo de alimento solidário.
Texto: Denise Maurício Silva