Automerecimento: Um ato de respeito a si mesmo. Por Vanilsa Silvano
O automerecimento é o reconhecimento do próprio valor e dignidade. É a compreensão de que merecemos amor, respeito e cuidado, independentemente de nossas realizações. No entanto, para muitos, a ideia de que são merecedores, é um conceito difícil de internalizar.
Nossa sociedade muitas vezes vincula o merecimento à produtividade. Somos ensinados a acreditar que merecemos reconhecimento e apreço apenas quando atingimos um certo nível de sucesso ou quando realizamos feitos específicos. Mas essa abordagem tem um custo: ela pode levar ao esgotamento, à insatisfação, podendo gerar um descontentamento perante a vida.
Por outro lado, o automerecimento nos convida a ser mais autêntico, aceitar que se pode viver com alegria e abundância. Pessoas que se sentem merecedoras, tem autoestima equilibrada e aceitam os benefícios e recompensas da vida com satisfação, sem culpa e sem vergonha.
A prática do automerecimento pode ser transformada, porque nos ajuda a estabelecer limites saudáveis. Quando acreditamos que merecemos ser tratados com respeito, somos mais propensos a nos afastar de situações e relacionamentos que são prejudiciais ao nosso desenvolvimento. Também nos ajuda a aumentar nossa resiliência diante das adversidades. Quando reconhecemos nosso próprio valor, somos menos propensos a ser abalados por críticas ou rejeições externas.
Contudo, o automerecimento nos permite viver vidas mais autênticas e satisfatórias. Quando reconhecemos que somos merecedores de alegria, paz, amor, dinheiro, sucesso, somos mais propensos a buscar experiências que refletem essas realidades.
Por fim, o automerecimento é uma chave vital para a nossa saúde, o nosso bem-estar e nossa realização pessoal e profissional. Ao cultivar essa mentalidade, podemos criar vidas mais saudáveis, mais resilientes e mais autênticas. Então, da próxima vez que você se encontrar em dúvida, lembre-se de que você é merecedor. Simplesmente
por ser você, como diz o escritor Paulo Coelho “Merecemos todas as coisas boas que nos acontecem. Não se sinta culpado, aceite a bênção!”
“Mesmo que seja um sonho, mesmo que seja uma ilusão, se existe dentro de você, é porque é para você.” Zíbia Gasparetto
Lembre-se disso e seja feliz!
www.facebook.com/
vanilsasilvanomentoriaempresarial
www.instagram.com/vanilsasilvano
www.linkedin.com/in/vanilsasilvano